Extrato CNIS

Extrato CNIS
5 (100%) 8 votos

Às vezes você trabalha tanto, que já nem se lembra mais em quantos lugares/empresas passou. Pode até acontecer de não lembrar nem a quantidade de tempo de contribuição em que serviu tal empresa.

A novidade é que é possível! Como? Confere com a gente como tirar o Extrato CNIS e ficar por dentro de todas as informações relacionadas a seus vínculos empregatícios.

O que é o extrato CNIS do INSS?

Extrato CNIS

Antes de tudo, o que é esse Extrato Cnis? “Cnis” é uma sigla que abrevia “Cadastro Nacional de Informações Sociais”.


Assim sendo, trata-se de uma consulta online com o propósito de permitir que você verifique, como dito anteriormente, seu vínculo empregatício com as empresas por onde passou.

Isto é, salário recebido, período de empresa, e a sua contribuição até o presente momento com o INSS. Legal, né… Vamos aprender a fazer isso?

Como consultar o extrato CNIS pela internet?

Você pode acessar o site neste link, fazer o cadastro e em seguida solicitar o relatório com essas informações.

No cadastro, você deverá responder a algumas perguntas e preencher alguns espaços com seus documentos. A seguir você pode conferir o passo a passo para te auxiliar no cadastro:

Passo 1. Link do site

Em primeiro lugar, abra o link oficial do INSS aqui.

Passo 2. Opção Extrato Previdenciário

Encontre e clique na opção intitulada como “Extrato Previdenciário (cnis)”

Passo 3. Cadastrar-se

Agora é o momento de realizar o cadastro. A função do extrato cnis exige que você seja cadastrado no site, então vamos lá.

Clique em “fazer login” e na janela que abrir, no botão “cadastre-se”

Passo 4. Preenchimento de dados requeridos


Preencha os dados requeridos, como CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e celular, além de informar o nome completo de sua mãe.

Passo 5. Responda a perguntas confidenciais

Uma sequência de perguntas, por certo, irão aparecer agora, e é muito importante que você não se equivoque em nenhuma das respostas.

Assim sendo, tenha em mãos a carteira de trabalho para que possa conferir a resposta exata.

Passo 6. Código Extrato CNIS

Por conseguinte, após o passo 5, aparecerá um código para você realizar seu primeiro login. Anote-o em lugar importante e que não esqueça.

Após, um ícone com o nome “Meu INSS”, aparecerá. Clique e aguarde a próxima etapa.

Passo 7. Entrar

Repare que voltou para a página inicial e, agora, já cadastrado, você procurar pelo “entrar”, e colocar o código que você recebeu e anotou.

Passo 8. Altere sua senha e anote-a

Neste passo, é hora de você trocar esse código por uma senha que seja mais fácil de se lembrar. Assim sendo, altere por uma senha dentro das exigências do sistema. Basicamente consiste em colocar letras maiúsculas e minúsculas, além de números.

A quantidade mínima aceita é de 9 caracteres, por isso seja criativo e não se esqueça de anotá-la para voltar a fazer o login.

Passo 9. “Sim, eu aceito!”

Assim sendo, autorize os comandos a seguir que aparecerão em sua tela e, automaticamente estará com acesso livre no Extrato Cnis.

Passo 10. Gerar Extrato CNIS

Por fim, aperte em gerar o documento para que você possa, assim, visualizá-lo e imprimi-lo (se for do seu desejo)

Há, na verdade, 3 maneiras pelas quais você pode estar acessando essas informações. Assim sendo, você pode escolher alguma delas. As formas existentes são pela internet, como já foi citado.

Se desejar, também pode ir até sua agência bancária ou em alguma agência do INSS (em últimos casos, caso não consiga de alguma forma obter seu extrato cnis).

Dica pós Extrato CNIS

Geralmente, mas não sendo uma regra, ao final da folha aparecem algumas observações com as siglas que é provável que você precise regularizar:

PVIN-IRREG– Pendência de Vínculo Irregular

PEXT– Pendência de Vínculo Extemporâneo

AEXT-VI– Acerto de Vínculo extemporâneo indeferido

Em outras palavras, quando acontecer, é preciso resolver essas questões.

Outras dicas para tirar o Extrato CNIS

  1. Quando não constar vínculo no CNIS é possível que você comprove com documentos, como a carteira de trabalho.
  2. Vínculo sem encerramento de trabalho também é preciso confirmar que aconteceu o encerramento. Dessa maneira, pode ser por via da carteira de trabalho e rescisão de contrato de trabalho.
  3. Diferentes dados na carteira de trabalho e no CNIS também exigem provas. Dessa forma, os documentos para prova, podem ser , do mesmo modo, os já citados acima.

Errei as respostas no cadastro. E agora?

Se você deixou passar alguma informação errada/ diferente do que o Governo têm registrado, você precisará entrar urgentemente com algum dos atendentes de tal forma que regularize.

Isso pode ser feito no próprio chat do site em que você se cadastrou, ou estar indo até uma agência bancária. Isso tem a ver com o propósito de evitar fraudes.

Após se passar 24h e conseguir um código, você pode estar refazendo seu cadastro no site.

Esqueci a senha do MEU INSS: e agora?

Bom, aqui você terá que, além de ter paciência, todos seus documentos novamente em mãos, afinal, por questões de controle de segurança contra possíveis fraudes, a plataforma não libera este tipo de recurso.

Você terá que fazer outro cadastro seguindo os mesmos passos citados anteriormente. Esse tipo de problema é fácil de ser evitado. Anote em um papel com toda certeza a senha que for registrada.

Guarde em um lugar seguro com o propósito de quando precisar logar novamente, encontrar. Se preferir pode anotar no bloco de notas de seu celular.

Outros serviços do MEU INSS

Se você não percebeu, a plataforma também oferece outros serviços para que você seja atendido no conforto de sua casa.

Em resumo, pela plataforma você também pode agendar perícia, consultar o resultado do mesmo, marcar um horário com um atendente, simular tempo das contribuições, requerer o salário maternidade e além disso, você ainda pode solicitar a aposentadoria (apenas por idade).

E aí, gostou de toda a novidade separada especialmente para você? Agora que você ficou sem dúvidas, já pode conferir seu Extrato CNIS.

Gostou? Não deixe de nos contar nos comentários se você conseguiu emitir seu extrato CNIS com as nossas dicas.

Tem outras dúvidas como essas? Nos conte para que possamos ajudar =)

Deixe uma Resposta