Conteúdo
A consulta de processo trabalhista pelo CPF se dá através da internet. Na verdade, esse tipo de pesquisa existe há muito tempo.
O melhor de tudo é que é algo totalmente sigiloso, isso além de ser inovador e servir como inspiração para inúmeros outros serviços oferecidos pelos setores públicos.
Vale ressaltar que para consultar processo trabalhista pelo CPF basta acessar os sites do Tribunal Superior do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho, tudo é realmente bastante simples e ao longo deste conteúdo você saberá exatamente como fazer isso.
Além disso, outra informação importante é que existem duas formas de consultar o processo trabalhista pela internet: através do número do CPF ou CNPJ e também por meio do número do processo.
Continue a leitura do artigo para saber tudo sobre o assunto.
1º Consulta pelo nº do CPF ou CNPJ
Consultar processo trabalhista pelo CPF ou CNPJ é algo ideal para as vítimas da reclamação, no caso, as empresas, além de ser fundamental também para acordos judiciais não efetivos e processos que já passaram pelo julgamento.
Dessa forma, quando os acordos não forem efetivos, a parte prejudicada pode recorrer ao Banco de Devedores Trabalhista.
Quer saber então como é possível consultar processo trabalhista pelo CPF? Então confira com muita atenção logo abaixo:
Passo 1: Entre no site do TST. Para isso, clique aqui.
Passo 2: Vá em Emitir Certidão.
Passo 3: Feito isso, digite o número do CNPJ ou do CPF.
Passo 4: Por fim, aperte em Emitir.
Em seguida, você receberá um documento da certidão, em formato PDF, que poderá ser dos seguintes tipos:
- Certidão positiva de débitos trabalhistas: presença de pendências;
- Certidão negativa de débitos trabalhistas: ausência de pendências.
Levando isso em consideração, é preciso ressaltar que a certidão negativa de débitos trabalhistas não significa que você esteja ausente de processo trabalhista, mas sim que o seu nome não está presente no Banco Nacional de Devedores Trabalhista.
Portanto, agora vamos conhecer outro modo de consultar processo trabalhista pela internet? Então, prossiga com a leitura e saiba sobre a consulta pelo número do processo.
2º Consulta pelo nº do processo (para reclamantes e reclamadas)
Ainda não falei sobre isso, no entanto esse é o momento para dizer: quem deseja consultar processo trabalhista pela internet precisa ter, de forma fácil, o número do processo a ser consultado. Porém, caso não tenha há outras formas de fazer a pesquisa, por exemplo, colocando a data ou o nome do advogado.
Na verdade, a melhor maneira de solicitar o número do processo é através do advogado ou indo à vara do trabalho. Dessa maneira, conseguirá obter o número de volta.
Após a obtenção do número, é possível consultar o processo trabalhista pela internet. Basta entrar na página do Tribunal da sua região ou da vara onde está ocorrendo o processo.
No mais, conheça quais são os Tribunais que disponibilizam para que as pessoas possam consultar processo trabalhista pela internet.
Vá em: Acompanhamento processual e depois opte por Nova consulta processual.
Tem também o de Campinas, que será falado posteriormente.
- TRT – MG/3ª região
Entre no Menu Processo, para acessar a área de processo trabalhista.
Vá em Menu Consultas e depois opte por Consulta Processual.
Acesse o Menu Processos e escolha uma das opções solicitadas.
Entre em Menu Consultas e em seguida, na aba Processos.
Busque a opção: Consultas/Processuais 1º e 2º graus.
Veja já na página inicial ou senão por Menu Processos, em seguida Consulta de Processos.
Procure pelo menu Consulta Processual
Não conseguir ver meu processo, o que faço?
Muitas pessoas encontram dificuldades em consultar o processo trabalhista pelo CPF ou pelo número do processo, devido ao empecilho de não saber mexer nos sites dos Tribunais, indisponibilidade do número processual ou mesmo dificuldade em saber como funciona tudo isso.
Caso tenha dúvidas ou queira saber mais, procure pelo seu advogado, pelo atendimento dos Tribunais – contidos no site – ou pela justiça trabalhista mais perto de você.
Creio que cada tribunal disponibiliza de uma forma os dados processuais.
Não entendi o resultado da consulta, o que fazer?
É totalmente normal que as pessoas, depois de consultar processo trabalhista pelo CPF, não compreendam corretamente o resultado da consulta, ainda mais por conta dos termos técnicos que envolvem o assunto.
Sendo assim, a dica é procurar um profissional da área e esclarecer atentamente todas as dúvidas.
Por fim, espero que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como consultar processo trabalhista pelo CPF.
Caso tenha mais dúvidas, consulte-me através dos comentários.
Mas, como disse anteriormente, as dúvidas sobre termos e questões diretamente relacionadas ao assunto dos processos trabalhistas, você precisa procurar um profissional da área.