Tabela INSS 2020

Conteúdo

Ao ser beneficiado pelo INSS, as pessoas passam a conhecer a tabela INSS 2020, que é uma forma de o órgão administrar quem e quando precisa receber as aposentadorias, auxílio reclusão, auxílio saúde, salário maternidade, pensão e outros.

Outra informação que a tabela INSS 2020 apresenta aos beneficiários é o tipo de alíquota.

Geralmente, a previdência faz correções nas datas e nas alíquotas a cada ano, ou seja, no ano que vem os beneficiários estarão buscando pela tabela de 2021.


Benefícios da tabela INSS 2020

Benefícios da tabela INSS 2020

A tabela INSS 2020 abrange todos os tipos de benefícios pagos pela previdência social; sendo assim, qualquer pessoa que receba algo deve conhecer a tabela vigente e, a partir da metade do ano, já tentar informações sobre a tabela do próximo ano.

Os benefícios incluídos na tabela INSS 2020 são os seguintes.

  • Auxílio reclusão
    Pago todos os meses às pessoas cujo provedor está recluso, mas apenas se este era um contribuinte do INSS.
  • Salário maternidade
    É pago a todas as mulheres que tiveram um filho ou que estão na condição de tutoras legais (seja em caso de adoção legal ou apenas pela concessão temporária de uma tutela). Mulheres que sofreram abortos não criminosos também podem recebê-lo e o tempo de pagamento do salário maternidade pode chegar até os quatro meses.
  • Aposentadorias
    A previdência social tem alguns tipos distintos de aposentadoria e as datas de pagamento para elas são encontradas na tabela INSS 2020. As aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial e aposentadoria por idade.
  • Auxílio doença
    Concedido temporariamente aos contribuintes que não podem trabalhar de modo algum por causa de um acidente ou de uma condição de saúde. Muitas vezes, esses beneficiários (quando não se recuperam) passam para a aposentadoria por invalidez.
  • Benefício da Prestação Continuada
    Este é o BPC ou, como muitos chamam, o LOAS. O seu público é a pessoa que tem 65 anos ou mais, sem possibilidade de se aposentar e sem renda própria. Além disso, o BPC também serve para os que têm alguma deficiência e, por não terem sido contribuintes, não podem pedir outros tipos de benefícios.
  • Pensão
    A pensão pode ser por Talidomida (que era um medicamento usado na década de 60 e que ocasionou diversos problemas de saúde congênitos em fetos) ou por morte da pessoa provedora da família.

Novas regras INSS 2020

A tabela INSS 2020 continuará apresentando as datas nas quais os contribuintes vão fazer os seus saques. No entanto, as mudanças na previdência social fazem com que se esperem novas regras a partir do próximo ano.

No momento, não se tem uma reforma previdenciária completamente pronta e, devido a isso, a maioria das coisas que se sabe são previsões.

Uma das regras novas se relaciona à aposentadoria progressiva, que é identificada também como aposentadoria por pontos.

Nela, os contribuintes têm de somar determinada pontuação quando somam a sua idade e o seu tempo de trabalho ou pagamento de carnê.

Até o momento, as pessoas podiam se aposentar se fizessem 85/95, pontuação respectiva para as mulheres e os homens.

Em 2020, será preciso somar 86/96 e, nos anos seguintes, o INSS aumentará essa pontuação progressivamente (por isso o nome do benefício) até alcançar 90/100.

Muitas pessoas não estarão nas novas regras da previdência porque, devido à proximidade da sua aposentadoria, ficarão na regra de transição.

Atualmente, o governo brasileiro apresenta 5 regras distintas para contemplar esses contribuintes, mas só haverá certeza com relação a elas depois que a reforma da previdência for finalizada.

Como contribuir com o INSS 2020

Os meios de o cidadão contribuir com a previdência no ano de 2020 continuarão os mesmos, ou seja, quem não é funcionário de uma empresa pode requisitar o carnê de recolhimento e fazer o seu pagamento todos os meses.


Já os empreendedores e as pessoas que têm um trabalho com carteira assinada têm a contribuição previdenciária automaticamente feita todos os meses.

Tipos de contribuição INSS

A tabela INSS 2020 funciona como informativo para quem faz qualquer tipo de contribuição:

  • Trabalhador avulso;
  • Facultativo;
  • Empregado;
  • Contribuinte individual;
  • Dependente;
  • Empregado doméstico;
  • Segurado especial;
  • Carência

Os contribuintes pagam alíquotas diferentes, de acordo com o tipo de contribuição que estão fazendo. Além disso, essas contribuições podem mudar se a condição financeira ou profissional do cidadão também for alterada.

Alíquotas da tabela INSS 2020

As alíquotas representam a quantidade da renda que cada contribuinte pagará mensalmente ao INSS e a tabela INSS 2020 também as determina:

  • Para individual ou facultativo, as alíquotas são compreendidas entre 20% e 5%;
  • Para empregado doméstico, empregado e trabalhador avulso, as alíquotas são compreendidas entre 11% e 8%.

Tabela INSS 2020 de contribuição

Benefícios da tabela INSS 2020

A tabela INSS 2020 é encontrada pelos contribuintes no próprio posto da previdência: quem precisar de esclarecimentos sobre quanto pagar mensalmente como contribuição deve pedi-los aos seus atendentes.