TV Box: como funciona

Conteúdo

Se você quer saber como funciona TV Box, acompanhe as informações deste post e confira dicas essenciais para comprar o aparelho com segurança

A maior parte das lojas de eletrodoméstico do Brasil tem um lugar especial para as Smart TVs: elas são um verdadeiro hit, porque permitem até que se acessem sites por meio delas – sem contar que é possível instalar aplicativos de streaming.

Contudo, há pessoas que não têm uma TV desse tipo ou que não podem adquirir um televisor novo: para essas situações, a TV Box é uma ótima saída.


Se você nunca ouviu falar desse equipamento, ou se quer saber se vale a pena comprar essa caixinha maravilhosa, veja neste artigo o que é e como funciona uma TV Box.

Afinal, o que é uma TV Box?

TV Box: como funciona

A TV Box é um equipamento chamado também de Android Box, e que tem como objetivo trazer a uma TV comum funcionalidades do sistema Android.

Na prática, um aparelho televisor moderno poderá funcionar como uma Smart TV, e os usuários conseguirão, por exemplo, instalar Netflix e outros sistemas de streaming.

Teoricamente, esse tipo de tecnologia é excelente para os consumidores que não têm condições de comprar uma Smart TV, mas que não querem abrir mão de toda a conectividade que ela oferece.

O que a TV Box faz?

A TV Box tem o sistema operacional Android e se parece bastante com um decodificador de operadores a cabo.

Quando é conectada a uma televisão comum, é como se ela “transferisse” as opções de conectividade: é possível navegar pela Internet, por exemplo, ou utilizar aplicativos como YouTube e Netflix.

Por se tratar de um equipamento com sistema Android, é inevitável que os usuários pensem logo em um tablet ou em um celular e façam comparações.

Inclusive, isso é possível, até mesmo porque a TV Box tem diversos processadores, exatamente como os dispositivos mencionados.

A TV Box é confiável?

Mesmo que o uso de uma TV Box pareça ser a solução para quem não possui Smart TV, ainda há muita gente desconfiada da segurança oferecida pelo aparelho.

Em partes, essa desconfiança aparece porque o Android Box é desconhecido pela maioria dos consumidores.

Pensando amplamente, a TV Box pode ser usada sem maiores preocupações porque é um produto com Android original, ou seja, não se trata de uma máquina falsificada, como os decodificadores “piratas” de TV a cabo.


Diversos fabricantes desenvolvem a TV Box e com características técnicas variadas: elas podem ter mais ou menos potência, dependendo da versão do Android e do espaço para arquivar aplicativos e documentos.

Como comprar uma TV Box

A TV Box não é vendida nas lojas de eletrodomésticos: o consumidor tem de procura-la em lojas de Informática ou, como é mais comum, na Internet.

O consumidor pode escrever “TV Box” no Google e clicar em “Shopping” para consultar as lojas que a vendem e as suas promoções.

Quando a compra é pela Internet, o próprio cliente tem de fazer a instalação da TV Box ou buscar por alguém que possa realiza-la.

Muitos técnicos em Informática já conhecem esse equipamento e podem instalá-lo na televisão.

Dicas para comprar uma TV Box

Dicas para comprar uma TV Box

A compra de uma TV Box precisa ser bem analisada: como qualquer produto tecnológico, ela deve ter certas características para ter bom desempenho.

Versão do Android tem de ser recente

Muitos dispositivos têm sistema Android de alta potência, que funcionam de modo rápido e oferecem amplo armazenamento.

Entretanto, há dispositivos com as versões mais antigas do sistema, como o 4, e a TV Box também pode apresentar esse tipo de Android.

Os compradores da TV Box precisam dar preferência aquelas que tenham o Android Lollipop, que é um dos últimos lançados pelo Google.

Se eles não encontrarem nenhum com esse sistema específico, o Android 5 também é muito satisfatório e garantirá maior performance.

Analisar a loja que vende a TV Box

Os consumidores encontram várias referências sobre a maioria das lojas virtuais que vende a TV Box e nunca se deve comprar o equipamento sem avalia-las.

O interessado precisa, primeiro, entrar em contato com o vendedor e analisar se ele dá informações assertivas sobre o produto e, principalmente, se ele demonstra ter boa vontade para fornecer essas explicações.

Depois, vale a pena colocar o nome da loja no Google e adicionar o termo “Reclame Aqui”; assim, todas as reclamações sobre ela e que estejam registradas nesse site especializado poderão ser lidas.

Tomar cuidado com os arquivos colocados na TV Box

A TV Box não precisa ser usada só para assistir a streaming ou usar a Internet: como ela necessita de uma conta Google para funcionar, é possível que vários arquivos pessoais fiquem no equipamento.

Se alguém conseguir hackear a TV Box (já que é um sistema operacional, pode ser invadido), todos esses arquivos poderão ser espalhados pela Internet e usados de modo criminoso.

Assim, é preciso manter qualquer arquivo comprometedor longe desse e-mail.