Conteúdo
Já parou e pensou: para quem vão as reclamações sobre os serviços de telefonia quando sua operadora está horrível e não pega sinal em lugar nenhum, ou quando a banda larga da sua internet está muito devagar e você liga para o suporte técnico e ninguém resolve nada?
Bom, se você pensava que esses probleminhas não tinham solução além do SAC da empresa, eu vou te contar um segredo: é possível recorrer ao órgão que regulamenta todos os serviços de telecomunicações do Brasil. Isso mesmo!
A Anatel é a Agência Nacional de Telecomunicações que fiscaliza redes de telefonia móvel e fixa, servidores de internet e provedores de televisão a cabo, ou seja, ela regula tudo que faz parte dos meios técnicos de comunicação e pode ajudar muito quem passa ou já passou por poucas e boas com esses serviços.
Ficou curioso e quer saber mais informações sobre como entrar em contato com a Anatel por telefone? Continue lendo este artigo que preparei.
Anatel reclamações telefone
A Agência Nacional de Telecomunicações possui um Canal de Atendimento totalmente gratuito para qualquer localidade do Brasil.
Através das ligações, você pode fazer reclamações contra operadoras de telefonia, servidores de internet e provedores de TV a cabo, bem como sugestões e pedidos de informação.
Pelo Canal de Atendimento, é possível, inclusive, fazer denúncias a respeito de encargos cobrados indevidamente. É isso mesmo.
Sabe quando sua operadora cobra por um serviço que você sequer contratou ou quando a fatura do seu plano vem bem acima do combinado?
Quando isso acontecer, por exemplo, é possível entrar em contato com a Anatel e denunciar a empresa, assim, a agência tomará as medidas cabíveis.
Vale ressaltar ainda que quem entrará em contato com você é a própria operadora, que possui o prazo de cinco dias úteis para dar uma resposta à reclamação registrada na Anatel.
O setor de atendimento também possui opções especiais para pessoas com deficiência auditiva ou de fala. Pela CIC (Central de Intermediação de Comunicação) da sua operadora é possível solicitar uma vídeo chamada com uma atendente da Anatel.
O telefone da Anatel é 1331 e você pode ligar de qualquer lugar do país gratuitamente.
Telefone Anatel SP
Além da Central de Atendimento que recebe ligações de todo o Brasil, outra possibilidade é entrar em contato com a Anatel da sua região.
Para os paulistanos, o número da Central é (11) 2104-8800.
A ligação é paga e permite que você fale com os atendentes da Anatel do estado de São Paulo, a fim de resolver questões mais específicas da região metropolitana.
No entanto, de qualquer forma o telefone Anatel 1331 continua disponível e por lá você também pode deixar registrada uma denúncia ou reclamação, as quais serão encaminhadas para o setor responsável.
Telefone Anatel RJ
A Agência Nacional de Telecomunicações também tem uma sede no Rio de Janeiro e permite que o usuário, se preferir, entre em contato com os atendentes da região.
Como já dito antes neste artigo, o número regional não anula o telefone 1331, que vale igualmente na hora de registrar reclamações e esclarecer dúvidas.
Mas, se você é do Rio de Janeiro prefere entrar em contato com o telefone Anatel do seu estado, anote aí, o número é: (21) 2105-1850.
A ligação é paga e te direciona para falar diretamente com um atendente da Anatel.
Telefone Anatel 0800
O padrão de telefone gratuito da Anatel é um pouco diferente dos demais. Sem o prefixo 0800, o telefone para contato com a Central de Atendimento, que inclusive já mostramos aqui neste artigo, é 1331.
Com ele qualquer pessoa do Brasil consegue fazer ligações gratuitamente para a Central e falar com um dos atendentes para melhor resolver suas necessidades.
Outras opções
Contudo, se você é do tipo que prefere resolver tudo online, sem passar horas pendurado no telefone, essa opção é ideal.
A Anatel disponibiliza um aplicativo de celular que garante ao usuário que sua reclamação seja registrada com apenas alguns cliques. O “Anatel Consumidor” pode ser baixado em qualquer loja de aplicativos, seja Play Store, App Store ou até mesmo Windows Phone.
Com o aplicativo você consegue tirar dúvidas, registrar denúncias e consultar o telefone Anatel da sua região. Um máximo, não é mesmo?
Além disso, a Anatel também possui um canal de atendimento online, o Fale Conosco, que está disponível no site da agência. Ele funciona da mesma forma e atende a todas as necessidades do usuários.
Entretanto, para uma melhor comunicação, utilize o telefone Anatel. Esta opção permite uma comunicação mais direta e precisa para que o usuário registre sua reclamação de forma clara e sem erros no final. Lembrando que o prazo de resposta da operadora contra a qual você realizou a reclamação é de cinco dias úteis.
Para mais informações consulte o site da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e veja as outras opções de contato pelo site e app.