Resultado de perícia INSS 2020

Conteúdo

O resultado perícia INSS é o momento de resposta para quem precisa de benefícios como pensão de Talidomida, aposentadoria por invalidez ou auxílio doenças.

Esses benefícios podem ou mão ser definitivos e são destinados a pessoas totalmente impossibilitadas de estar no mercado de trabalho.

Como as causas dessa impossibilidade são de ordem médica, é necessário um parecer de especialista e este é justamente o perito.


Ainda que a pessoa tenha laudos de outros médicos, é obrigatória a análise do perito do INSS e é por isso que os postos de atendimento desse órgão têm uma ala de consultórios.

Resultado de perícia INSS 2020

Agendamentos disponíveis no MEU INSS

O Meu INSS é um espaço eletrônico onde as pessoas solicitam o atendimento da previdência, inclusive agendam aqueles que precisam de realização de perícia.

A perícia INSS 2020 ocorre depois que o cidadão fez o agendamento e é possível selecionar o posto da previdência mais próximo e o melhor dia. Para qualquer agendamento, é necessário:

  • Acessar o site Meu INSS aqui ou abrir a loja de app do dispositivo e escrever “Meu INSS”;
  • Cadastrar-se no botão “Entrar” e, depois, no “Login”;
  • Na página seguinte, que é a do Gov.br, cadastrar uma senha;
  • Retornar ao Meu INSS e clicar no benefício desejado, à esquerda;
  • Se ele não estiver nesse menu, clicar em “Agendamentos/requerimentos” e escrevê-lo na busca.

 – Agendamento INSS aposentadoria

Para agendar o pedido de aposentadoria por invalidez (e também as aposentadorias de outros tipos), é só o contribuinte fazer o processo acima.

Se for trabalhador urbano, deverá usar a primeira opção vista à esquerda; se for outro tipo de aposentadoria (inclusive por invalidez), deve-se clicar em “Agendamentos/requerimentos” e fazer a pesquisa.

– INSS agendamento contagem de tempo

A pessoa que pleiteia um benefício no INSS tem de saber seu tempo de contribuição e essa contagem de tempo pode ser feita nos postos da previdência; contudo, o agendamento não é exigido.

Quem chega à unidade do INSS com os seus carnês de contribuição e os documentos profissionais pode ser ajudado pelos funcionários nessa contagem.

Para quem não deseja ir ao INSS para pedir a contagem de tempo, uma solução é solicitar a certidão no site da previdência.

Contudo, ele serve só para quem está trabalhando registrado e deseja mostrar à empresa o quanto já pagou na qualidade de regime próprio.

Para essa certidão de contagem, deve-se acessar o Meu INSS e clicar em “Extrato previdenciário (CNIS)”.

– INSS agendamento auxilio doença

Para o auxílio doença, o contribuinte tem dois meios diferentes para agendar, mas ambos são no site ou app Meu INSS.


A primeira é usando o procedimento já citado nas opções acima: clicando em “Agendamentos/Requerimentos” e colocando “Auxílio doença       “ na pesquisa.

A segunda consiste em clicar na opção “Agende sua perícia”; a pessoa poderá escolher o dia e o posto de atendimento e, se for preciso, até reagendar a perícia que já tinha marcado.

Como fazer agendamento INSS 2020

Como fazer agendamento INSS 2020

O resultado perícia 2020 continuará sendo comunicado pela previdência social da mesma forma no ano de 2020, depois da sua reforma.

Até o momento, as formas de agendar qualquer benefício que precise de perícia também continuarão iguais, predominando o acesso via site Meu INSS ou seu aplicativo.

É interessante dizer “até o momento” porque o governo federal pode fazer mudanças na maneira de agendar os benefícios.

Da mesma maneira que o agendamento presencial foi banido, passando para o agendamento pela internet, existe sempre a possibilidade de sistemas mais inteligentes serem adotados pelo órgão.

Como fazer agendamento INSS pelo telefone

O agendamento para realizar a perícia médica do INSS pode ser feito pelo telefone também, das 7h às 22h.

O número é o 135 e nem nesse agendamento e nem no virtual é preciso providenciar muitos dados: apenas o CPF e o login criado.

Na hora de ir ao INSS para passar pela perícia médica em 2020, serão necessários documentos, da mesma forma que funciona hoje em dia:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Exames médicos recentes;
  • Laudos médicos recentes;
  • Documento oficial de identidade com foto;
  • Número PIS/PASEP/NIT;
  • Carnês de contribuição, se a pessoa tiver

O resultado perícia INSS chega ao cidadão por meio da Carta de Concessão, sendo este um documento mandado via Correios no qual a previdência determina os detalhes sobre a pensão por Talidomida, aposentadoria por invalidez e auxílio doença.

O site e o aplicativo Meu INSS também mostram o documento: deve-se fazer login e acessar “Carta de Concessão de Benefício”.

Por outro lado, usar o número 135 para perguntar o resultado perícia INSS não é indicado: os atendentes costumam pedir que a pessoa espere a correspondência ou que consulte virtualmente.

Como cancelar um agendamento no INSS

Os agendamentos de perícia no INSS podem ser cancelados sem ônus para o cidadão, o que significa que o cancelamento não tem qualquer consequência e pode-se remarcar a perícia.

No entanto, a preferência do INSS é que o cidadão comunique o órgão com antecedência para que a sua vaga possa ser usada por outro que precisa de perícia e que teria de aguardar.

No mesmo contato no qual a pessoa cancela o seu agendamento da previdência, já pode fazer o novo. Funciona assim:

  • Acessa-se o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Faz-se o login;
  • Clica-se em “Agendamentos/requerimentos”;
  • Procura-se pelo agendamento de perícia e faz-se a sua exclusão;
  • Se quiser, dá para clicar em “Agende sua perícia” e em “Reagendar”

Por fim, o contribuinte que não poderá estar na perícia pode ligar para o 135 nos horários citados aqui e fazer o cancelamento e o seu novo agendamento.

Destaca-se que o INSS precisará do número de protocolo que é dado ao cidadão que agenda. Da mesma maneira que não se pode agendar no posto de atendimento da previdência, não se pode cancelar agendamentos lá.

Outra observação é que o INSS não obriga quem agenda pelo site ou aplicativo a cancelar o agendamento por lá também: o cidadão é totalmente livre para usar o site, o aplicativo ou o telefone na ocasião que desejar.