Como funciona a IPTV

Conteúdo

Quase todos os consumidores de entretenimento não se contentam mais em ter apenas uma simples TV.

Eles não querem somente assistir ao conteúdo dos canais pagos ou abertos, mas também gozar de interatividade e poder assistir a materiais que estejam na Internet, até mesmo no YouTube.

A IPTV foi desenvolvida exatamente para que tudo isso pudesse ser feito, sem contar que o seu design também tem um ar leve e moderno.


Descubra a partir de agora como funciona a IPTV.

Como funciona a IPTV

IPTV como funciona

O funcionamento da IPTV é, até certo ponto, o mesmo que o de uma televisão básica: o consumidor pode usar antenas diversas nela ou usar um decodificador de televisão a cabo.

Todavia, ela também precisará receber algumas configurações especiais para o seu wi-fi: em muitos casos, é necessária uma etapa secundária, que é o WPS de segurança.

O controle remoto da IPTV tem sempre um botão que permite entrar nas opções multimídia e o usuário tem de apertá-lo sempre que quiser assistir algo no aplicativo do YouTube, por exemplo.

A conexão com a rede wi-fi ficará sempre ativa e não há custos extras para usar a IPTV: os custos são com as mensalidades dos serviços de streaming, se assinados, e com a mensalidade do serviço de internet.

IPTV como assistir

Para usar a IPTV, só é preciso que ela seja devidamente configurada e que haja uma conexão com a Internet do tipo wi-fi.

Assim como em um computador, a televisão também vai exigir uma velocidade mínima para que seu funcionamento seja à altura do esperado, dependendo do que se quer fazer com ela.

Se o consumidor possui a intenção de ver conteúdo em streaming ou em plataformas virtuais, como a Netflix ou o app do YouTube, é indicado que se tenha conexão wi-fi de 1,5 MBPS ou mais.

Quando a conexão usada na IPTV é inferior a isso, o consumidor tende a não conseguir reproduzir os filmes e séries que desejava devido aos travamentos.

É a mesma coisa que acontece quando se tenta acessar algo a partir de um computador com internet instável. Às vezes, o conteúdo do streaming pode nem mesmo ser aberto.

IPTV configuração

A configuração da IPTV funciona de modo muito particular para cada modelo: cada televisor desse tipo tem a sequência de opções corretas para configurar a navegação na internet.


Seguir as diretrizes dadas no manual é a forma mais segura de conseguir usar os recursos multimídias da IPTV mais rapidamente e sem danificá-la.

Geralmente, você configura a sua IPTV assim:

  • Procure pela opção SMARTV no controle ou por algum botão que indique conexão de Internet;
  • Selecione a rede wi-fi;
  • Insira a senha;
  • Espere até que a IPTV faça o reconhecimento e a configuração automática

Em determinados modelos será solicitado apertar o botão WPS do roteador ao mesmo tempo em que se conecta pela primeira vez a televisão.

Não é preciso ficar pressionando o WPS do roteador durante todo o tempo em que a IPTV faz a sua configuração: apertá-lo por dois ou três segundos é o suficiente para a sincronização segura.

IPTV é seguro?

Quem não compra um aparelho IPTV direto da loja (ou seja, não é uma SMARTV) pode adquirir adaptadores em lojas especializadas: sites de vários lugares vendem esses decodificadores.

Contudo, eles sempre podem ter algum software malicioso que se espalhará pelo wi-fi do lugar assim que a IPTV for ativada.

Para se proteger usando uma IPTV, o meio mais garantido é comprar decodificadores que sejam conhecidos no mercado e que ofereçam garantia.

Indica-se não comprar esses decodificadores de terceiros ou nas famosas feirinhas.

Como usar IPTV com segurança

Manter um antivírus que cuide especificamente do wi-fi do lugar é um investimento importante quando se usa IPTV com decodificador.

Os antivírus, na maioria das vezes, oferecem a contratação de um módulo para proteger as conexões de internet e ele será útil para monitorar todo software que se conecta.

No caso de o decodificador de IPTV adquirido ter um software malicioso, o antivírus vai acusar logo que a conexão wi-fi for realizada.

Com isso, o usuário pode procurar pela empresa que o vendeu e pedir esclarecimentos: caso ele prefira, também pode pedir o estorno e devolve o decodificador.

Destaca-se um aparelho de IPTV que esteja contaminado com vírus permitirá que terceiros vejam dados de navegação e dados bancários.

Dependendo do tipo de vírus, será possível até acesso ao Internet Banking de forma remota.

Comprar lista IPTV é crime?

Comprar lista IPTV é crime?

O funcionamento da IPTV não é considerado crime, a menos que ela esteja liberando conteúdo que a emissora de TV só compartilhe com assinantes.

Por exemplo: se o decodificador tornar disponível ao usuário os conteúdos Netflix sem que ele tenha assinado o plano, o uso será criminoso e o consumidor, por sua vez, cometendo pirataria.