Como fazer Alistamento Militar

Conteúdo

Quando um menino completa 18 anos aqui no Brasil, ele tem a obrigação de fazer o Alistamento Militar. Isso é algo que praticamente todas as pessoas sabem e que sempre aparece nos mais diversos canais de comunicação, não é mesmo? 

No entanto, como funciona todo o processo? Será que ao fazer o Alistamento Militar o jovem necessariamente fará parte do Tiro de Guerra ou do Exército da sua cidade?

Por mais que seja um assunto bastante conhecido, muitas dúvidas acabam surgindo quando o período de alistamento se inicia. 


Quer entender mais a respeito desse tema e ficar preparado da melhor forma possível para o Alistamento Militar 2020? Então continue a leitura do conteúdo. 

Como fazer Alistamento Militar

Inscrição para Alistamento Militar

Comandado pelo Ministério da Defesa, o Alistamento Militar nada mais é do que a primeira das três etapas que compõem o Serviço Militar Obrigatório. As demais fases correspondem à seleção dos alistados. 

Nesse momento, todos devem estar presentes e alguns critérios, como capacidade analítica e medidas corporais, são considerados para a escolha.

Com base nisso, não são todos os alistados que realmente participam do Serviço Militar, somente os selecionados. 

De qualquer forma, inscrever-se para o Alistamento Militar significa estar dentro das leis do país e cumprir com as obrigações – isso, é claro, no caso de meninos que completarão 18 anos. 

Mas, então, como é possível realizar o Alistamento Militar 2020? É exatamente isso que você descobrirá a seguir – já adiantando que existem duas formas diferentes. 

Alistamento Militar presencial

Apesar de existir uma opção mais prática, quem preferir pode se inscrever para o Alistamento Militar indo até a Junta Militar da cidade com os documentos pessoais em mãos. Não existe nenhum segredo para isso.

Em municípios menores, fazer o alistamento dessa forma não é complicado, já que normalmente a Junta Militar não fica em locais distantes. Todavia, em cidades maiores, o recomendável é se inscrever de uma maneira mais prática. 

Alistamento Militar online

Sim, por conta do avanço cada vez maior da tecnologia hoje já é possível fazer o Alistamento Militar através da internet. Algo muito prático, não é mesmo? Afinal, não é necessário sair de casa para cumprir com a sua obrigação. 

Para isso, basta clicar no seguinte link, esperar a página carregar completamente e selecionar a opção “quero me alistar”. 

Pronto, o site te redirecionará para uma nova página, onde você precisará ler todas as opções com atenção e selecionar aquela na qual você se encaixa. Fique bastante atento nesse momento para não cometer nenhum erro. 


Depois, é só inserir os seus dados (CPF, data de nascimento e nome da mãe) e clicar em “login” a fim de dar continuidade à inscrição. 

Tudo é realmente muito simples, não precisa se preocupar. Além disso, o próprio sistema fornece todas as orientações necessárias. 

Independente de qual opção escolher, o importante mesmo é não deixar de realizar o Alistamento Militar, já que além de pagar uma multa, você sofrerá também outras penalizações, como não conseguir tirar passaporte e ser impedido de participar do ENEM e de concursos públicos. 

Documentos necessários para fazer o Alistamento Militar

Se preferir ir à Junta Militar da sua cidade ou se não cumprir o prazo e precisar obrigatoriamente ir até lá, então será necessário ter os seguintes documentos em mãos: certidão de nascimento, passaporte, RG ou carteira de trabalho, 2 fotos 3×4 recentes e um comprovante de residência. 

Pronto, feito isso é só aguardar. Vale lembrar novamente que a inscrição no Alistamento Militar não garante que você será convocado pelas Forças Armadas, certo?

No dia combinado para levar os documentos, serão realizadas algumas análises e cada alistado tem a chance de ser dispensado ou convocado. 

Alistamento Militar online acompanhar

Como o resultado não é divulgado na hora, existe uma forma de acompanhar o seu Alistamento Militar, sem precisar ficar indo até a Junta Militar várias vezes.

Para quem fez o alistamento pela internet, o processo é ainda mais fácil, já que o site utilizado para a consulta é o mesmo. 

Dessa forma, a consulta é feita através do site. Basta clicar em “já me alistei”, inserir os dados solicitados e depois seguir todas as orientações fornecidas pelo sistema a fim de acompanhar o seu alistamento online. 

Os dados são atualizados constantemente, então por meio desse acompanhamento será possível saber se você foi convocado ou dispensado. 

Calendário do Alistamento Militar 2020

Geralmente, o período para comparecer à Junta Militar ou fazer a inscrição por meio da internet é definido com certa antecedência – na maioria dos anos compreende os meses de janeiro a junho.

Portanto, o calendário do Alistamento Militar 2020 também será esse. 

Além disso, a seleção geral dos alistados é realizada entre fevereiro e novembro. Sendo assim, fique atento às datas a fim de não perder o prazo. 

Alistamento Militar feminino 2020

Alistamento Militar feminino 2020

Sim, as mulheres também podem fazer alistamento com o objetivo de entrar no Serviço Militar, a principal diferença é que no caso delas isso não é obrigatório.

Quem desejar, portanto, deve se informar a respeito das datas desse agendamento em específico e seguir todas as recomendações que forem dadas. 

As mulheres também podem prestar concursos públicos para seguir carreira nas Forças Armadas.

Como conseguir o Certificado de Alistamento Militar

Para quem não sabe, o Certificado de Alistamento Militar (CAM) é um documento capaz de atestar que determinada pessoa se alistou no Exército quando completou 18 anos.

Esse documento é algo obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino maiores de idade. 

Após ter feito o alistamento, para emitir o CAM é só ir até a Junta Militar com a certidão de nascimento, passaporte, RG ou carteira de trabalho, comprovante de residência e uma foto 3×4. 

Se preferir, também é possível realizar o procedimento através do site, preenchendo o formulário e fornecendo alguns dados pessoais com o objetivo de validar as informações. 

Em suma, se você é um menino e está prestes a completar 18 anos, ou conhece alguém nessa situação, fique atento ao calendário do Alistamento Militar 2020 e não perca o período de inscrição.