Como consultar o saque do PIS pelo CPF?

Os trabalhadores – em território brasileiro – que querem receber benefícios trabalhistas (abono salarial, FGTS, seguro desemprego, entre outros) precisam obrigatoriamente do PIS. 

Você é uma dessas pessoas, mas está em dúvida de como conseguir esse número?

Pois então fique sabendo que neste artigo explicarei como é possível consultar o PIS pelo CPF, além de outras informações importantes. Acompanhe!


O que é o PIS?

Como consultar o saque do PIS pelo CPF?

Vamos iniciar falando do que é o PIS. Bom, de forma geral o Programa de Integração Social é uma contribuição feita pelas empresas para que ao final do contrato os trabalhadores recebam benefícios como abono salarial e seguro desemprego.

No entanto, diversas vezes ele vem acompanhado de outros termos, ficando como PIS/PASEP ou mesmo BIT/PIS. Saiba a definição de cada um deles para não confundir:

  • PASEP: o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público funciona como um PIS para trabalhadores da rede pública.
  • NIT: o Número de Identificação do Trabalhador é como um substituto do PIS/PASEP.

Agora que já sabe a definição, deve estar se perguntando como consultar o PIS pelo CPF, não é mesmo? Então leia bem atentamente o próximo tópico.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Quer saber como consultar o PIS pelo CPF? Faça isso através do site Meu INSS. Além de conseguir fazer a consulta do PIS, a plataforma permite que confira também o tempo de contribuição. Para saber como acessar, siga o passo a passo a seguir.

  • Entre no site Meu INSS;
  • No canto da tela, no lado superior direito, clique em Entrar;
  • Vá em Cadastre-se;
  • Coloque os dados cadastrais pedidos;
  • Clique no ícone Próxima;
  • Neste momento, o sistema criará uma senha para você;
  • Digite o seu CPF e a senha dada pelo sistema;
  • Efetue o login e troque a senha por outra que preferir;
  • Faça o acesso de novo, mas dessa vez colocando a senha criada por você;
  • No canto superior direito, terá acesso ao seus dados: nome, CPF e NIT/PIS.

Pronto. É exatamente dessa forma que faz para consultar o PIS pelo CPF. 

Mas, o que é saque do PIS? Você sabe? Para mais informações, continue a leitura do artigo.

O que é saque do PIS?

Como falei no tópico anterior, o PIS é um número, mas vai muito além disso também.

O Programa de Integração Social permite que o empregado que exerce sua função no Brasil receba benefícios, alegados por lei, e ajude a desenvolver as empresas.

Levando isso em consideração, vale ressaltar que o saque do PIS é a quantia em dinheiro retirada por algumas pessoas que possuem direito sobre esse pagamento, que por sinal acontece através da Caixa Econômica Federal.

A seguir, saiba quem são as pessoas que possuem direito ao saque do PIS.

Quem tem direito ao saque do PIS?

Como consultar o saque do PIS pelo CPF?


Atualmente, os critérios sobre quem tem direito ao saque do PIS são:

  • Pessoas que receberam, mais ou menos, a quantia de até dois salários mínimos mensais com Carteira de Trabalho assinada; 
  • Quem fez serviços remunerados de no mínimo 30 dias, no ano anterior;
  • Pessoas inscritas no PIS/Pasep há ao menos cinco anos. 

Como conferir se tenho dinheiro a receber?

No geral, quem possui dinheiro no PIS para receber são as pessoas que trabalharam com a Carteira de Trabalho registrada entre 1971 a 1988 e ainda não retiraram o valor.

Saiba se você possui dinheiro a receber, tendo como base a explicação abaixo.

Consulta para funcionários públicos

  • Acessando o site do Banco do Brasil.
  • Através do telefone: 4004 0001 (em capitais) e 0800 729 0001 (em outros locais).Será pedido o número de inscrição no PASEP ou CPF e também a data de nascimento.
  • Outra forma para efetuar a consulta é procurando por alguma agência do Banco do Brasil. Leve documento de identidade e CPF. 

De qualquer forma, a dica é que você procure primeiro pelos métodos mais confortáveis, que são consulta por telefone ou site. Assim, não corre o risco de perder a viagem indo à agência caso não haja saldo.

Consulta para funcionário de empresa privada

  • Acessando o site da Caixa Econômica Federal. Para obter o acesso à conta, crie o login e posteriormente coloque o número do PIS/NIS/NIT ou do CPF, junto à senha;
  • Também por meio do App Caixa Trabalhador, disponibilizado para os sistemas Android e iOS. Nele, vá em Informações Cotas do PIS, digite o NIS ou CPF, sua data de nascimento e a senha para internet no Autoatendimento (do Cartão Cidadão) ou Internet Banking (em Serviços ao Cidadão), se for correntista da Caixa Econômica Federal.

Como vou receber meu saque do PIS?

Você é cliente da Caixa Econômica? Pois então fique ligado no calendário de pagamento do PIS a fim de receber o crédito automaticamente.

No caso de não não é correntista da Caixa, vale ressaltar que para quantias até R$ 3.000,00 é necessário fazer o saque com o Cartão Cidadão e senha, em algum local correspondente à Caixa.

Por outro lado, se as quantias forem superiores à R$ 3.000,00, o saque deve, obrigatoriamente, ser feito em alguma agência da Caixa.

Por fim, aprendeu tudo sobre como consultar PIS pelo CPF? Caso tenha alguma dúvida, solicite ajuda através da caixa de comentários logo abaixo.