Como consultar o saldo da Renda Cidadã

Conteúdo

Os programas sociais, sejam do Governo Federal ou dos estados, ajudam todos os dias brasileiros e brasileiras com uma renda abaixo do necessário a sobreviverem  de forma mais digna. 

O Bolsa Família, por exemplo, foi um grande sucesso entre a população mais pobre e contribui até hoje para que milhares de pessoas possam ter uma condição digna de vida no Brasil.

Pensando nisso, governos estaduais começaram a criar seus próprios programas de ajuda aos menos favorecidos. 


Desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo, o programa Renda Cidadã atende famílias de baixa renda, que vivem de maneira vulnerável e sem estrutura devido à falta de empregos ou de oportunidades.

O projeto propõe a transferência de uma renda complementar para ajudar quem sofre com uma baixa qualidade de vida, gerada em decorrência da marginalização e da falta de estruturas. 

Para entender mais sobre o programa Renda Cidadã continue lendo este artigo que preparei.

Como consultar o saldo da Renda Cidadã

O que é a Renda Cidadã?

O projeto social Renda Cidadã é uma idealização do governo de São Paulo que busca dar assistência através de rendas complementares e ações de auxílio a famílias de baixa renda. 

A Renda Cidadã é um programa que cria uma renda complementar para famílias que vivem em condições vulneráveis devido ao desemprego ou que possuem subempregos que não geram o mínimo de renda para o seu sustento. 

O projeto oferece assistência a essas famílias que recebem por mês uma quantidade para complementar a renda e garantir uma qualidade de vida melhor a todos aqueles  que dependem da mesma. 

Hoje em dia, cerca de 88 mil  pessoas contam com a Renda Cidadã que vai contra o processo de empobrecimento da população, proporcionando acompanhamento escolar para as crianças e assistência médica às famílias que fazem parte do programa. 

Quem tem direito à Renda Cidadã

Se você deseja  fazer parte do programa Renda Cidadã, fique sabendo que é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade e levar os documentos que comprovem a sua situação de subemprego ou desemprego responsável por prejudicar  sua qualidade de vida. 

Os critérios e documentos necessários para participar do Renda Cidadã são: 

  • Possuir renda mensal de ¼ a ½ salário mínimo;
  • No caso de família com crianças ou adolescentes de 6 a 15 anos, garantir que eles possuam comprovante de matrícula na escola e frequência nas aulas; 
  • No caso de crianças de até 6 anos, é necessário possuir carteira de vacinação atualizada;
  • Comprovante que confirma a residência por três anos no Estado em questão; 
  • Não estar participando de outro programa social.

O programa Renda Cidadã também é voltado, especialmente, para grupos familiares que possuem, além de uma renda baixa, membros com deficiências, idosos, famílias comandadas por mulheres ou que estejam dentro do índice de vulnerabilidade social. 

Como fazer cadastro na Renda Cidadã

O cidadão que tiver interesse em fazer parte do programa Renda Cidadã para receber um auxílio mensal complementar a sua renda deve procurar o CRAS da cidade e fazer o cadastramento no projeto Renda Cidadã. 


Os Centros de Referência de Assistência Social possuem profissionais formados que farão o atendimento ao cidadão de forma direcionada e personalizada para o problema em questão. 

O valor do benefício é de 80,00 reais por família ao mês e tem validade de 36 meses, visando a melhora na vida do beneficiado, para que ele sai da situação de risco e conquiste novas oportunidades.

Como fazer cadastro na Renda Cidadã

Como consultar saldo da Renda Cidadã 

Todos os beneficiados, assim que começam a fazer parte do programa, recebem um cartão magnético do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica, por meio do qual conseguirão realizar todas as operações bancários necessárias. 

A utilização do cartão é feita da mesma forma como um cartão de débito, portanto é possível consultar saldo e fazer saques diretamente no caixa eletrônico.

Vale ressaltar que o banco de cada beneficiário  varia de acordo com o Estado. Por exemplo, em São Paulo o banco utilizado para o recebimento do benefício é o Banco do Brasil, enquanto no Estado do Goiás é a Caixa Econômica. 

Para consultar o saldo, siga esse passo a passo:

  1. Vá até o banco em que recebe o benefício;
  2. No caixa eletrônico, insira seu cartão; 
  3. No menu inicial, busque a opção “Saldo/Extrato” e selecione;
  4. Digite sua senha quando necessário;
  5. Pronto, na tela você conseguirá ver o valor do saldo em conta. 

Tudo é muito simples e leva apenas alguns toques, você pode ver o saldo do seu cartão Renda Cidadã no banco do seu benefício a qualquer hora, diretamente no caixa eletrônico. 

Sendo assim, buscando diminuir o número de brasileiros em situação de risco social, os governos estaduais iniciaram o projeto Renda Cidadã, que ajuda milhares de famílias com a contribuição de uma renda complementar para melhorar a qualidade de vida desses beneficiados. 

Para saber mais sobre o programa, vá até o CRAS de sua cidade e converse com uma assistente social, afinal de contas o Renda Cidadã pode também ajudar você.