Cartão Cidadão cancelado e agora?

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O Cartão Cidadão, como você já deve saber, é um documento que o trabalhador de carteira assinada pode solicitar para resgatar seus benefícios sociais e trabalhistas, através da Caixa Econômica Federal.

Cartão Cidadão cancelado e agora?

Sendo assim, se o seu Cartão Cidadão foi cancelado recentemente, fique tranquilo.


Isso porque hoje iremos falar sobre qual procedimento você deve seguir nessa situação. Logo, continue lendo este artigo até o final para saber mais. 

Quando o Cartão Cidadão é cancelado?

Como dito anteriormente, o Cartão Cidadão tem como premissa ajudar você, trabalhador registrado, a receber seus benefícios sociais e trabalhistas.

Como exemplo desses benefícios podemos citar: FGTS, Seguro-Desemprego, PIS/PASEP e Bolsa Família. 

Tendo isso em mente, é importante saber que seu Cartão Cidadão deve ser cancelado caso você tenha sido roubado, furtado, ou o documento tenha sido extraviado. 

Para solicitar o cancelamento, você tem até 10 dias úteis após perceber a perda do cartão para entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa através do número 0800 726 0207.

Como você já deve saber, a Caixa Econômica Federal é um dos órgãos bancários  parceiros do Governo Federal, que está encarregado de tratar as transações referentes aos benefícios sociais e trabalhistas da população. 

Lembrando que para ter acesso ao recebimento não é preciso necessariamente ter uma conta corrente no banco. Muito mais prático, não é mesmo?

Assim, se você quer saber o que fazer depois que seu Cartão Cidadão foi cancelado, continue lendo a seguir.

Cartão Cidadão cancelado: O que fazer? 

Cartão Cidadão cancelado: O que fazer? 

Se seu Cartão Cidadão foi cancelado recentemente, você deve solicitar a emissão de uma nova via.

Para isso, dirija-se à uma unidade da Caixa mais próxima da sua residência ou entre em contato com um atendente pela Central de Atendimento do banco, através do número 0800 726 0207. 

Ao solicitar a segunda via, em ambas as opções, é necessário ter em mãos o número do seu RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço e a certidão de nascimento ou casamento (se houver).


A partir da data de solicitação, seu Cartão Cidadão chegará em sua casa ou na unidade da Caixa que você escolheu previamente.

Com seu Cartão Cidadão em mãos é necessário realizar o desbloqueio dele, assim como emitir uma senha de seis dígitos em seguida. 

Como resolver problema de Cartão Cidadão cancelado 

Como explicado antes, para solucionar o problema do Cartão Cidadão cancelado você deve solicitar a segunda via dele.

Para isso, são disponibilizadas duas opções: através do atendimento presencial em uma unidade da Caixa ou através do telefone pela Central de Atendimento do banco. 

Após realizar essa solicitação, já descrita neste artigo, e por fim receber seu Cartão Cidadão em casa, você precisa desbloqueá-lo. . 

Para realizar esse processo de desbloqueio da segunda via do Cartão Cidadão, você deve obrigatoriamente se dirigir à uma agência da Caixa.

Lembre-se de levar seu cartão, assim como sua carteira de identidade, CPF e um termo de responsabilidade devidamente assinado.

Por fim, você deverá criar uma senha de seis dígitos numéricos, que servirá para realizar consultas e também o saque do benefício em qualquer agência da Caixa.

Como sacar o FGTS com Cartão Cidadão cancelado

Para sacar o benefício do FGTS quando o Cartão Cidadão foi cancelado é preciso emitir a segunda vida do documento, já que você precisa obrigatoriamente desse cartão para sacar o benefício.

Para isso, esteja munido de seu RG, CPF e número NIS (PIS/PASEP). Em seguida, vá até uma agência da Caixa de sua preferência e solicite o serviço de emissão da segunda via.

Lembre-se de que é necessário levar também um termo de responsabilidade devidamente assinado constando o motivo da solicitação. 

Feito isso, basta esperar os 30 dias para o seu cartão ficar pronto. Por fim, realize o desbloqueio dele em uma agência da Caixa, crie uma senha de seis dígitos numéricos e dessa forma já será possível consultar e sacar o seu benefício do FGTS. 

Sacar Seguro-Desemprego com Cartão Cidadão cancelado

Por sua vez, caso queira sacar o benefício do Seguro-Desemprego depois que seu Cartão Cidadão foi cancelado, assim como o FGTS você precisa emitir a segunda via do seu documento. 

Para isso é só solicitar a emissão do Cartão Cidadão através da Central de Atendimento da Caixa pelo telefone 0800 726 0207, ou se dirigir à unidade do banco mais próxima da sua casa. 

Em seguida, solicite o serviço referente ao cartão social e em até 30 dias você poderá retirar seu Cartão Cidadão, desbloqueá-lo e então realizar o saque do Seguro-Desemprego normalmente. 

Lembre-se de ter em mãos os documentos necessários para emitir a segunda via. Eles são: 

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de nascimento ou casamento (se houver);
  • Número do NIS.

Por fim, ficou mais fácil entender como proceder se seu Cartão Cidadão foi cancelado, não é mesmo? Em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo.