Auxílio doença: Tudo o que você precisa saber

Conteúdo

O Instituto Nacional de Seguro Social, ou INSS, como é conhecido por todo o Brasil, é um órgão do Governo Federal que possui como principal objetivo administrar e garantir benefícios previdenciários aos trabalhadores. 

Auxílio doença: Tudo o que você precisa saber

O INSS atua desde 1990 no país ajudando os cidadãos com benefícios nos mais diversos ramos, desde aposentadoria até auxílio acidente, por exemplo.


Os benefícios são dados devido à contribuição com o instituto – feita mensalmente através do desconto no salário do trabalhador – que garante o acesso aos serviços em momentos de necessidade. 

Nesse sentido, vale ressaltar que um dos benefícios oferecidos pelo INSS é o auxílio doença, que cobre o afastamento de trabalhadores por mais de 15 dias, por conta da incapacidade de realizar as atividades habituais por motivos de doenças. 

Bom, e se você quer saber mais sobre esse assunto e entender como o auxílio doença funciona, continue lendo o artigo para ficar por dentro de tudo. 

O que é o auxílio doença?

Segundo o Instituto Nacional de Seguro Social, o auxílio doença é um benefício devido ao trabalhador que estiver temporariamente afastado de sua atividade de serviço, por conta de alguma incapacidade provocada por uma doença.

Dessa forma, todo o segurado pelo INSS que comprovar estar a mais de 15 dias afastado de sua atividade habitual em decorrência de doença que o incapacite de cumprir com sua tarefas, tem direito ao auxílio doença. 

A comprovação da incapacidade do segurado deve ser feita por meio de perícia oferecida pelo próprio instituto, a fim de comprovar que o trabalhador não consegue, de fato, realizar suas tarefas devido à doença ou ao acidente. 

Além disso, é importante deixar claro que para obter o benefício o segurado deve cumprir a carência de 12 contribuições ao INSS.

Assim como comprovar o afastamento do trabalho de 15 dias, devido à doença que o impossibilita de realizar suas atividades habituais. 

Fazer agendamento auxílio doença

Fazer agendamento auxílio doença

O agendamento para a realização da primeira etapa do requerimento pode ser feito pelo site Meu INSS, e todo o processo seguinte também pode ser acompanhado por meio da plataforma digital. 

Dessa forma, para solicitar a perícia médica – primeiro procedimento para dar entrada ao auxílio doença – é necessário acessar o site ou comparecer a uma agência do INSS com a documentação do segurado.

Como fazer requerimento do auxílio doença?

O Instituto Nacional de Seguro Social requer algumas etapas para que o segurado consiga a cobertura do benefício. Sendo assim, para solicitar o auxílio doença, é necessário: 


  1. Acessar o site Meu INSS;
  2. Fazer login no sistema e selecionar a opção “Agende sua Perícia”, no menu localizado à esquerda da página;
  3. Na opção de agendamento, é necessário selecionar “Agendar Novo” para marcar a perícia médica.

Feito o procedimento de solicitação de perícia, basta acompanhar no site o andamento do processo e comparecer na consulta no dia marcado para verificar o afastamento devido à doença. 

Como consultar resultado do auxílio doença

O resultado da solicitação do benefício é dado através da carta de concessão do INSS. Por conta disso, é necessário que o segurado fique de olho no site do Meu INSS, para aguardar o resultado do requerimento. 

Para isso, na área do usuário, no menu lateral, é só procurar a opção “Carta de Concessão”.

Esse documento irá conter todas as informações necessárias sobre o benefício, tal como data do requerimento e a situação, ou seja, se o pedido foi ou não aprovado. 

Na plataforma do INSS o cidadão consegue acompanhar todos os procedimentos e etapas, a fim de obter o auxílio doença e demais benefícios. 

Consultar resultado perícia INSS auxílio doença

De acordo com o INSS, o resultado da avaliação médica sai no mesmo dia da consulta, por meio do site ou da central de atendimento do instituto. 

Assim, para consultar o resultado da perícia do auxílio doença no site Meu INSS, basta acessar a área do usuário e selecionar a opção “Consulta de Situação de Benefício”.

Ao fazer isso, o segurado será redirecionado para uma página, onde poderá optar por ver o resultado do exame ou acompanhar o pedido de auxílio doença. 

Qual o valor do auxílio doença?

O benefício do auxílio doença, em média, equivale a 91% do salário mensal do trabalhador.

Sendo assim, o valor varia de acordo com as contribuições do segurado, de forma que se o trabalhador contribui com dois salário mínimos com o INSS, ele receberá o mesmo valor como auxílio doença, por exemplo.

Como fazer a prorrogação do auxílio doença?

O processo de prorrogação é feito de forma muito similar à solicitação do benefício, sendo necessário o agendamento de uma nova perícia para comprovar que o segurado ainda não possui condições de retornar ao trabalho. 

Nesse caso, é preciso realizar a avaliação médica e aguardar a aprovação do benefício, assim como feito no requerimento do auxílio doença. O processo pode ser acompanhado através do site Meu INSS. 

Conseguiu entender como o auxílio doença funciona? Caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários.