Quanto custa uma rinoplastia

Conteúdo

No mundo atual, cirurgias estéticas tornam-se cada dia mais comuns, a busca pelo corpo perfeito unido ao avanço médico, trás a segurança necessária para aqueles que estão descontentes com seu corpo, e não tem medo de enfrentar uma cirurgia para chegar até onde desejam. 

Seja por disfunções respiratórias ou apenas por propósitos estéticos, a rinoplastia é uma cirurgia plástica que está sendo cada vez mais procurada. 

Se você está insatisfeito com o seu nariz, seja pelo formato, tamanho ou possui alguma disfunção respiratória, a rinoplastia pode ser uma ótima solução. 


Nessa matéria, você irá descobrir quanto custa uma rinoplastia, e outros pontos importantes sobre a cirurgia, como:

  • O que é rinoplastia?
  • Rinoplastia preço
  • Rinoplastia gratuita

Continue lendo a matéria e saiba tudo o que é preciso para escolher fazer ou não uma rinoplastia, e qual a melhor forma de fazê-la. 

O que é rinoplastia?

O que é rinoplastia?

Rinoplastia é uma cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz, seja ela para aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais ou diminuir a giba óssea, também conhecida como, “osso” do nariz. 

 A etimologia da palavra provém das duas palavras do grego antigo rinos, que significa nariz, e plastia, que significa reconstrução.

Historicamente, esse procedimento já é praticado desde meados de 800 a.C, tendo sua origem na Índia, mesmo assim, seu desenvolvimento se deu no final do século 19 e início do século 20. 

Desde então, os avanços não pararam, e atualmente, o conhecimento da fisiologia nasal e anatomia do segmento nasal é muito maior, permitindo que as técnicas se tornem mais eficientes, com uma recuperação mais rápida e um procedimento menos invasivo. 

Existem duas técnicas diferentes na rinoplastia, sendo elas a via endonasal, conhecida como rinoplastia fechada e a rinoplastia aberta ou exorrinoplastia, cada técnica possui uma indicação diferente a depender da anatomia do paciente. 

Rinoplastia preço

Quando se pesquisa sobre rinoplastia, o que a maioria das pessoas busca primeiro saber é rinoplastia preço, e isso pode acabar trazendo problemas para essas pessoas. 

Isso porque a rinoplastia mesmo sendo um procedimento simples, não deve ser feito por um profissional não experiente, um cirurgião em inicio de carreira ou alguém sem a devida formação. 

Antes de pesquisar o preço da cirurgia, busque sempre o currículo do especialista, procure por depoimentos de outros pacientes e busque sempre conhecer o trabalho do médico que fará a cirurgia, seja ele um otorrino ou cirurgião plástico. 

Outro ponto importante a ser observado é a localidade onde a cirurgia será feita, o hospital ou clínica precisa possuir todos os equipamentos e estrutura para lhe dar suporte durante a internação, operação e pós operatório. 


Por isso, é muito importante buscar um profissional adequado e não apenas avaliar a situação pelo preço, afinal, o barato pode sair muito caro. 

A Rinoplastia normalmente varia entre R$ 9.495,00 a R$ 18.982,00

Esse valor é referente a cirurgia apenas estética, ou seja, se a rinoplastia é para tratar alguma disfunção, o valor irá aumentar. 

A Rino Secundária também é uma cirurgia que terá seu valor alterado para mais, isso porque trata-se de uma cirurgia muito mais delicada e que necessita de maior atenção e cuidado. 

Rinoplastia gratuita

Muitas pessoas se perguntam se é possível fazer uma rinoplastia gratuita pelo SUS, a resposta é sim e não, mas vamos explicar melhor!

A Rinoplastia para fins puramente estéticos não são liberadas pelo SUS, isso porque o sistema único de saúde não libera cirurgias caracterizadas como estéticas são oferecidas 

Entretanto, a rinoplastia é liberada para  fins de reparar alguma disfunção no nariz, mesmo que a solicitação leve bastante tempo pois as vagas são curtas. 

Para conseguir a rinoplastia com foco devido ao desvio de septo ou algum outro problema funcional, primeiro será necessário ir até um posto médico e passar por uma triagem gratuita. 

Após isso, o médico responsável pela triagem irá encaminhar a pessoa ao otorrino, e por sua vez, o otorrino irá verificar se a pessoa está apta a cirurgia plástica. 

Caso o profissional diga que sim, então a pessoa será encaminhada à Secretaria de Saúde do seu município e será informado quais hospitais realizam o procedimento naquele município. 

A depender do caso e da urgência, a cirurgia pode ser realizada também em hospitais universitários, hospitais-escolas e em clínica privadas. 

Contraindicações

Por mais simples que seja a rinoplastia, toda cirurgia possui contraindicações e não seria diferente nesse caso. 

Confira abaixo uma lista com as contraindicações rinoplastia:

  • Crianças;
  • Pacientes que usam algum tipo de anticoagulante;
  • Pessoas que possuam hemofilia ou outros problemas de coagulação;
  • Pessoas que possuam algum tipo de doença que esteja em fase aguda;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres em fase de amamentação.

A rinoplastia costuma ser indicada para mulheres acima dos 18 anos e homens a partir dos 20 anos, em alguns casos, a cirurgia pode ser feita a partir dos 15 anos, mas apenas um especialista na área poderá informar se é possível ou não. 

Além disso, não existe uma idade limite para fazer a cirurgia, embora seja necessário lembrar que pacientes idosos devem ser mais cautelosos, pois as chances de complicações são maiores para essas pessoas.

Pós-operatório: como é a recuperação?

O pós operatório da rinoplastia exige bastante cuidado e atenção, é muito importante que durante esse tempo, o nariz permaneça imóvel para que a recuperação ocorra perfeitamente e não cause outros problemas, como o desvio de septo. 

Atualmente, ao invés de ser utilizado o gesso, a imobilização é feita por um plástico mais rígido que se adapta melhor a anatomia do corpo, esse plástico deverá ser usado pelos primeiros 15 dias, e após isso, os curativos deverão ser feitos com fita porosa. 

Um dos maiores benefícios do plástico, é sua composição que permite que seja mais higiênico, podendo molhar sem causar problemas ou desconforto. 

Além disso, outros cuidados são necessários, entre eles: 

Manter o repouso: Repouso total por 7 dias e moderado até o 15º dia. 

Respiração: Utilizar soros descongestionantes  para facilitar a respiração pelo menos durante os 7 primeiros dias

Alimentação: Durante os 7 primeiros dias, onde a região permanece mais inchada e dolorido, é recomendado que o paciente se alimente de alimentos pastosos e que não exigem muita mastigação. 

Posição ao dormir: Durante os 5 a 7 dias, é recomendado dormir de barriga para cima, além de evitar sangramentos, é extremamente necessário evitar que o nariz se choque contra o travesseiro ou colchão, já que isso poderia causar severas inflamações.