Serviços oferecidos pelo MEU INSS

Serviços oferecidos pelo MEU INSS
5 (100%) 5 votos

Aplicativo MEU INSS

Com a correria do dia a dia, é muito difícil ter um tempinho para ir até as agências do INSS, não é mesmo? Ainda mais se tiver que enfrentar filas… É por isso que os serviços do “MEU INSS” já estão disponíveis para facilitar sua vida.

Se você deseja aprender os serviços oferecidos  e no que eles podem estar te beneficiando, continue lendo o artigo.

Antes de mais nada, para desfrutar dos benefícios é obrigatoriamente necessário realizar o cadastro no site – clique aqui para acessar, ou por meio do aplicativo que pode ser baixado em seu celular.


Não importa se o sistema do seu celular é Android ou iOS, o aplicativo pode ser encontrado tanto no Play Store, quanto na App Store.

Lembrando que o cadastro não se faz necessário apenas para alguns itens, portanto, caso seja o seu caso, ainda assim recomendo para possíveis e eventuais necessidades.

Após conferir o artigo e tentar realizar o cadastro sem sucesso, você pode estar entrando em contato pelo número do suporte (135).

Cadastro no Meu INSS

Passo 1. Site oficial

Primeiramente, acesse o site do INSS, para realizar seu cadastro. Você precisará ter em mãos seus números de documento e sua carteira de trabalho.

Passo 2. “Primeiro acesso”

Logo depois, clique em entrar e logo após em “primeiro acesso”, se for o seu caso (se não for o caso, logue no “MEU INSS” e pule para o subtítulo onde você encontrará a parte dos programas oferecidos).

Passo 3. Preenchimento dos dados

Existem algumas funções que exigem que o cadastro seja realizado, então vamos deixar a conta criada.

Depois de clicar em “primeiro acesso”, uma aba com formulário aparecerá. Para responder, tenha em mãos o CPF.

Alguns dados como seu nome completo (e o da sua mãe), e-mail e data de nascimento, serão requeridos. Depois de preenchido, basta clicar em “próximo”.

Passo 4. Últimas informações


É bem provável que nessa aba surjam perguntas de seu último vínculo empregatício. Preencha de acordo com o requerido e novamente clique em “próximo”.

Dica: Por esse motivo é bom que você tenha em mãos sua carteira de trabalho.

Passo 5. Código primeiro acesso

Enfim, você receberá um código para que você tenha seu primeiro acesso aparecerá em sua tela.

Escreva em um papel para não se esquecer e após isso, clique no ícone “MEU INSS”.

Passo 6. Entrar  

Por conseguinte, a próxima etapa te leva até a aba da página inicial, certo? Agora você precisa clicar em “entrar” e colocar seu CPF e o código que você anotou!

Passo 7. Alterar senha

O próximo passo exige que você altere a senha, isto é, agora você substituirá o código que recebeu, por uma senha que você deve anotar para futuramente/quando precisar, fazer novos acessos.

Se poupe de futuramente ter que criar um novo cadastro. Sim! O sistema não permite recuperar a senha, caso você a esqueça.

Isso tem a ver com a política de segurança para evitar possíveis fraudes. Assim sendo, anote sua senha para não se esquecer.

Serviços oferecidos pelo MEU INSS

Pronto! Depois de estar cadastrado, você pode ter acesso aos serviços do “MEU INSS” do conforto de sua casa. Ufa!!! Chega de filas, não é mesmo? Sendo assim, certamente você poupará seu tempo daqui em diante.

Mas vamos ao que interessa: quais são os serviços oferecidos pelo MEU INSS? Confira a listagem:

  • Consulta aos extratos do INSS
  • Consulta ao extrato do CNIS
  • Agendamento de perícias e aos resultados igualmente
  • Acesso e simulação do tempo de contribuição com o INSS
  • Aposentadoria (somente por idade)
  • IR (imposto de renda)
  • Atendimento ao cliente

E muito mais… Dentre eles, os que mais podem “quebrar o galho” com o acesso-benefícios estão os “MEU INSS Extrato”, “meu fins agendamento” e “MEU INSS CNIS Extrato”. Confira:

Meu INSS Extrato

Clicando em “extrato previdenciário do “MEU INSS”, você terá acesso, enquanto trabalhador contribuinte, as informações como valor de contribuição, locais empregatícios por onde passou, etc.

Meu INSS Agendamento

Lembra que eu havia falado de que nunca mais pegaria filas? Esse é o momento!

Assim sendo, o agendamento pode ser feito da comodidade do seu lar, tendo apenas que se dirigir à agência mais perto.

Por isso, fique atento a data, horário e local para não perder seu atendimento.

Também fique atento quanto aos documentos necessário precisa levar no dia. Caso necessário, pergunte!

Meu INSS CNIS (Extrato)

O “Meu CNIS” é, semelhantemente, a mesma coisa que “meu inss” extrato.

Os dois também podem ser acessados pelo aplicativo e site e, basicamente, tem a função de viabilizar informações relevantes, como as citadas anteriormente.

Meu INSS Online

Gostou dessas dicas? Você já pode contribuir diminuindo as filas das agências do INSS, e o INSS te ajuda oferecendo os serviços do conforto do seu lar.

Sendo assim, o “Meu INSS” é livre para todos que desejarem utilizar, uma extensão daquilo que você já conhece, a fim de continuar te servindo e lhe dando garantia de bem-estar.

Além de tudo isso, é um aplicativo/site GRATUITO e os benefícios de utilizá-lo são muitos, como já citados anteriormente!

Meu INSS Calculadora

Outra ferramenta que você pode utilizar a seu favor, é a calculadora. “Mas o que ela realmente faz?”

Bom, funciona basicamente como com o intuito de realizar uma simulação durante todo seu tempo de trabalho. Isto é, os dados utilizados são os dos extratos citados anteriormente, que revelam se você já pode se aposentar por tempo de contribuição ou por idade.

Se na simulação constar uma aposentadoria, por meio do site/aplicativo, você pode estar agendando um atendimento e indo resolver a questão da aposentadoria!

Meu INSS Aplicativo

Como citado anteriormente, você pode estar desfrutando do benefício do INSS por meio do site oficial e o aplicativo, que também pode ser encontrado por “Meu INSS”.

Sendo assim, abra o aplicativo do seu celular que é responsável por fazer download (que baixa) de outros aplicativos. Para iPhones, o App Store e para Androids, a Play Store.

Em sequência (dentro do aplicativo) procure pela barra de pesquisa e digite “meu inss”. Digitando corretamente, não tem erro, é o primeiro da lista! Depois é só clicar em “baixar” e fazer seu cadastro, como já ensinamos anteriormente o passo a passo.

Dessa maneira, é bem provável que você não vai ficar de fora, né? Então chega de pegar fila. Sendo assim, é só baixar o aplicativo ou acessar pelo site e está pronto! Agora é só desfrutar dos benefícios.

Gostou desse tipo de conteúdo? Clique aqui e veja outros.

Deixe uma Resposta