O que acontece com seu corpo quando você faz um bom aquecimento?

Você provavelmente já deve ter se perguntado se o aquecimento antes do treino é algo importante ou não. Pois bem, o grande objetivo de se aquecer antes de um treino é preparar o seu corpo para os exercícios que você está prestes a fazer, sejam eles aeróbicos ou de força. E essa “preparação” do seu corpo é muito importante, principalmente para evitar lesões durante o treino!

A importância do aquecimento

Mas o que de fato acontece no nosso corpo quando nos aquecemos? Qual o problema de não se aquecer bem antes do exercício? E o que exatamente é um bom aquecimento? Pra começar, quando você se aquece, aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos em movimento, trazendo mais oxigênio e nutrientes para esse músculo e diminuindo a rigidez muscular. E é por isso que é tão importante aquecer exatamente aqueles músculos que serão exercitados!

Ou seja, não adianta nada você aquecer seus braços antes de um treino de perna, por exemplo. É preciso preparar principalmente a região do corpo com a qual você vai fazer mais esforço. Outro ponto é que durante o aquecimento você está literalmente aumentando a sua temperatura corporal, especialmente a temperatura dos músculos. Isso é importante, pois faz com que eles possam contrair com mais força e relaxar mais rapidamente, melhorando o seu desempenho, como velocidade ou força.

O aquecimento ainda aumenta a elasticidade do músculo e lubrifica as articulações, melhorando a amplitude dos seus movimentos. E ao mesmo tempo em você aumenta aos poucos a temperatura corporal, também promove a dissipação do calor por meio do suor, evitando assim um superaquecimento! O seu coração também agradece o aquecimento pré-treino!

Como você está aumentando pouco a pouco a irrigação dos músculos, as artérias que entregam o sangue sofrem uma vasodilatação. Por consequência, o seu corpo começa a aumentar a frequência cardíaca e bombear sangue mais facilmente. A nossa frequência cardíaca quando estamos em repouso fica em torno de 65 batimentos por minuto. Quando estamos no auge de um exercício aeróbico, como uma corrida, podemos passar de 180 batimentos por minuto.

É claro que esses números são uma média e variam de acordo com a idade e condicionamento físico de cada um. O problema é que infelizmente o nosso corpo não consegue sustentar por muito tempo irmos de 60 a quase 200 de uma hora pra outra! Por isso, o aquecimento também tem o papel de preparar o nosso corpo para aumentar a frequência cardíaca progressivamente, o que nos permite manter uma estabilidade no exercício por mais tempo e facilita nosso  processo de recuperação. Parece muita coisa, né?

Agora você deve estar se perguntando: “Beleza, mas o que acontece se eu não me aquecer antes do treino? Por que eu posso sentir dor e até mesmo ter uma lesão se não me aquecer bem?” Para responder essa pergunta a gente precisa diferenciar os sistemas de produção de energia que o seu corpo utiliza: o aeróbico, com oxigênio, e o anaeróbico, sem.

No caso do anaeróbico, ele é dividido em dois tipos diferentes, mas não vamos aprofundar isso nesse artigo. Um músculo mais irrigado, ou seja, mais preparado para atividade física, fica mais preparado para utilizar um sistema aeróbico de produção de energia, com oxigênio. Se você não aquece corretamente antes do treino, os seus músculos não recebem o aporte suficiente de oxigênio e, consequentemente, utilizam um mecanismo anaeróbico de produção de energia, sem oxigênio. Isso leva a um acúmulo de toxinas na musculatura e a sensação de dor.

Mas os principais fatores que fazem o aquecimento evitar lesões são:

1) a melhora da resposta do músculos a contrações e relaxamentos durante o exercício

2) a lubrificação das articulações.

Lesões por falta de aquecimento

A lesão mais comum gerada pela falta de aquecimento é o estiramento muscular, que é considerado uma lesão de grau 1, ou seja, envolve a ruptura de poucas fibras musculares. Outra lesão comum é a distensão muscular, que, assim como o estiramento, alonga excessivamente as fibras dos músculos, porém em maior grau.

Isso sem falar em outras lesões e disfunções musculares, como cãibras e contraturas!

Dicas de aquecimento pré treino

Bom… agora que você já sabe que aquecer faz tão bem, vamos te dar algumas dicas sobre o que é um bom aquecimento! Para evitar qualquer tipo de lesão, o segredo é fazer entre 5 e 10 minutos de exercícios aeróbicos, como caminhar, fazer agachamentos e movimentar braços e pernas amplamente, por exemplo.

Você ainda pode realizar uma série do treino com cargas leves ou até mesmo sem cargas, dependendo do exercício! Isso estimula exatamente os músculos que serão trabalhados em seguida durante o treino. Então já sabe: um bom aquecimento é essencial para preparar o seu corpo antes de você fazer uma atividade física.

Aquecer o corpo previne os seus músculos e articulações de lesões, ajuda seu coração a bombear melhor o sangue e aumenta gradativamente sua frequência cardíaca! Por isso, não deixe de separar uns minutos antes do treino para se aquecer. O seu corpo agradece!

E aí gostaram do artigo? Thermatcha funciona! Que tipo de aquecimento vocês fazem? Já notaram os benefícios de se aquecer antes do treino? Nos contem nos comentários! Vamos adorar saber 🙂

 

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