Conheça os alimentos que ajudam no controle da testosterona

Conheça os alimentos que ajudam no controle da testosterona
5 (100%) 13 votos

Precisa aumentar o seu nível de testosterona? Se assim for, o que você come pode ter uma profunda influência sobre os níveis gerais liberados em sua corrente sanguínea ao longo do tempo. A maioria das pessoas já sabe que a testosterona é um dos principais hormônios sexuais masculinos (embora as mulheres o tenham em pequenas quantidades).

O que eles podem não saber, no entanto, é que são os muitos papéis que a testosterona desempenha no corpo. Ela não só é responsável pelo desenvolvimento de características sexuais secundárias (pelos faciais, corporais e uma voz profunda), mas também é responsável por manter você em forma e saudável.

Especialmente para os homens, a testosterona é o que faz deles um homem. É responsável pelo desenvolvimento da força e do tamanho muscular, por manter os níveis da libido e função sexual em dia. Além disso a testosterona em dia te ajudará a manter seu peso correto, ou seja, não engordar tanto.

Os homens que têm níveis baixos de testosterona tendem a experimentar perdas no tecido de massa muscular magra, aumentando assim sua % de gordura corporal, ou seja, são mais gordos. Isso pode colocá-los em risco para uma série de condições, como doenças cardiovasculares, diabetes e derrame.

Testosterona nas mulheres

As mulheres também precisam de testosterona no corpo. Enquanto as meninas tem apenas uma fração da testosterona que os homens têm, a testosterona ainda é importante manter a força e o desenvolvimento muscular adequados e é responsável por manter os níveis de energia elevados, além disso também ajuda a manter a composição corporal necessária para um corpo saudável e com uma boa resistência óssea.

Vale lembrar aqui que a testosterona também é responsável por manter a libido sexual feminina ativa.

É normal que a testosterona diminua à medida que se envelhece, mas com estilo de vida e escolhas nutricionais adequadas, você manterá seus níveis de testosterona em dia e ativos para viver melhor. Outro suplemento que vem ajudando a controlar os níveis de testosterona nos homens é a Maca Peruana. Durante todo o ano de 2018 só se falou nela no Brasil. Você pode saber mais sobre qual Maca Peruana Comprar aqui.

Alimentos que prejudicam os níveis de testosterona

Vamos olhar para sete alimentos que você vai querer evitar se você espera manter seus níveis de testosterona na normalidade por mais tempo. Embora existam alguns alimentos que podem aumentar os níveis de testosterona, há muitos que causam a diminuição da mesma. Então, olhar para ambas as extremidades da equação é importante para o sucesso máximo. Confira o que você deve evitar comer no seu dia a dia:

Sementes de linhaça

Vamos começar com o que você pode considerar um alimento saudável para consumir regularmente. As sementes de linhaça são uma forma de ácidos graxos ômega-3 saudáveis, ricos em fibras e contêm também algumas proteínas. Todos essa composição faz um bem danado para a saúde.

Mas, se o seu objetivo é aumentar os níveis de testosterona (ou evitar a queda), o consumo de semente de linhaça pode causar problemas. A razão pela qual as sementes de linhaça estão na lista de alvos para aumentar a testosterona é porque elas são ricas em lignanas, que tendem a imitar estrogênio no corpo. Como o estrogênio é o hormônio sexual oposto à testosterona, quanto mais você tem (principalmente se for homem), menor será seu nível de testosterona no organismo.

Considere a suplementação de sua dieta com um pouco de óleo de peixe para ajudar a obter esses importantes ácidos graxos ômega-3. Estes fornecerão benefícios semelhantes sem a alteração dos níveis de testosterona.

Refrigerantes

Em seguida, na lista de alvos, se você quiser manter seus níveis de testosterona altos, evite tomar refrigerantes. O grande problema é que eles estão cheios de calorias e açúcar, o que pode promover o acúmulo de gordura. À medida que você começa a ganhar gordura corporal em excesso, ela exerce efeitos estrogênicos, aumentando os níveis de estrogênio total e diminuindo a testosterona.

Os refrigerantes são uma das fontes mais concentradas de consumo de açúcar no Brasil, por isso, se você está consumindo sua dose diária seria bom começar a reconsiderar esse tipo de hábito. Falando nisso seria bom cortar todas as bebidas que você anda consumindo que possuem alto teor de açúcar, como bebidas energéticas, bebidas com sabor de café, suco de caixinha e chás com sabor artificial.

Qualquer coisa que contenha uma grande quantidade de açúcar, especialmente na forma de frutose (ou xarope de milho rico em glicose e frutose), estará colocando você em risco mais cedo ou mais tarde.

Hambúrgueres de Fast Food

Aquele hambúrguer que você comeu com pressa duas noites atrás, a caminho de casa? Pode ter tido um impacto no seu nível de testosterona também. O problema com o fast food é que ele não apenas aumentará novamente seu fator de risco para ganho de gordura (que pode diminuir os níveis de testosterona), mas a carne usada em fast food é tipicamente uma carne de baixa qualidade, que tem sido exposta a todos tipos de hormônios de crescimento e antibióticos em todo o seu ciclo de vida.

Você provavelmente já ouviu falar que comer carne de aves orgânica e carne alimentada com capim é a sua melhor opção para uma saúde e isso se deve em grande parte ao fato de esses tipos de carnes não estarem expostos aos produtos químicos prejudiciais e hormônios que as carnes comuns.

Mas, quando você curte aquele hambúrguer, mesmo que seja um hambúrguer de frango e está tentando ser “saudável”, tente comer algo feito em casa, com uma carne de qualidade. Alguns locais já oferecem hambúrgueres artesanais, fuja do MC Donald´s.

Soja

Finalmente, o último alimento que você deve começar a limitar na sua dieta é a soja, ou qualquer alimento que contenha soja. A soja é um fitoestrógeno que em numerosos estudos tem demonstrado impactos negativos nos níveis de testosterona, como o publicado na Society for Endocrinology.

Os homens que consomem soja regularmente podem começar a notar alguns efeitos femininos desse alimento. O consumo excessivo de soja pode alterar completamente seus hormônios sexuais. Como há muitos outros alimentos onde você pode encontrar proteína de alta qualidade em sua dieta, não há necessidade de consumir soja se você for homem.

Espero que agora você tenha uma visão mais detalhada de alguns dos principais alimentos que você deve evitar se você espera aumentar seus níveis de testosterona, ou pelo menos evitar uma queda brusca ao longo do tempo. Sua dieta terá um papel importante na produção desse hormônio, por isso não deixe de fazê-la corretamente.

Procurar um nutricionista e um profissional especializado também te ajudará a manter em dia seu corpo e seus níveis de testosterona, evitando assim problemas de sobrepeso, impotência sexual e até problemas de ereção.

 

 

Deixe uma Resposta