Como funciona o RG de graça em Recife

Como funciona o RG de graça em Recife
4.7 (94.29%) 7 votos

A emissão de RG é indispensável a todos os recifenses, mas nem sempre eles têm condições de arcar com a taxa cobrada pelo Estado: para ajudar essas pessoas, porém, existe o Balcão de Direitos, que permite fazer a carteira de identidade totalmente de graça.

Quem pode fazer o RG de graça em Recife?

A emissão gratuita do RG é oferecida a quem é assistido por programas sociais, a quem comprovar que está desempregado e aos idosos com 60 ou 65 anos de idade ou mais (mulheres e homens, respectivamente).

No caso de o Balcão de Direitos cometer algum erro na emissão do RG e o cidadão notar rapidamente (em até três meses), também há gratuidade.

O que é preciso para fazer RG em Recife?

Os documentos solicitados são certidão de casamento, nascimento ou averbação de divórcio, foto 3×4, comprovante de endereço e número de CPF, se a pessoa tiver.


Os solicitantes menores de idade precisarão ir ao Balcão de Direitos com o seu responsável legal e este precisará apresentar os seus documentos aos funcionários.

Para a segunda via do RG, o cidadão de Recife deve portar um boletim de ocorrência, que será obrigatório em casos de furto, roubo ou perda.

Onde fica o Balcão de Direitos de Recife?

Ele é encontrado na Rua Djalma Farias, 250, em Torreão; até 2017, entretanto, esse serviço era feito na Praça Arsenal da Marinha, ou seja, os cidadãos que costumavam emitir seu RG gratuitamente por lá precisarão se dirigir ao novo endereço.

O atendimento a quem precisa de carteira de identidade é feito entre as 8h e as 12h, com uma pausa de almoço e retorno às 14h com as emissões seguindo até as 16h. Importante destacar que o Balcão de Direitos também tem unidade itinerante e que ela passa tanto pelo interior quanto pelas áreas urbanas de Recife.

Agendamentos, reagendamentos e foto

Os cidadãos não precisarão fazer agendamento rg Recife ou reagendamento para emitir a Identidade gratuitamente.

O Balcão de Direitos atende por meio de senhas, com a ressalva de que é preciso chegar o mais cedo possível.

O indivíduo que comparecer ao local e descobrir que há muita gente à sua frente pode retornar quando quiser.

A foto levada precisa ser atual: pessoas que fizeram mudanças muito bruscas na face ou nos cabelos deverão estar com a foto correspondente. Outra ressalva é que a foto deve ser diferente da usada no RG anterior, ou seja, quem perdeu seu documento há pouco tempo não poderá “reaproveitar” as fotos 3×4 que sobraram.

O Balcão de Direitos pedirá que eles sejam de até três meses. É preciso que eles estejam no nome de quem solicita o RG ou de um dos seus responsáveis legais.

Prazo para receber o RG em Recife

A maioria das carteiras de identidade no Recife fica pronta em até duas semanas e o indivíduo tem de retornar ao Balcão de Direitos para pegá-la. Se a primeira via do documento foi feita de 2000 em diante, a emissão pode levar somente 30 minutos.

Deixe uma Resposta