Como consultar pedido de aposentadoria

Conteúdo

A solicitação de aposentadoria gera bastante expectativa no contribuinte e muitos querem saber a resposta o mais rápido possível.

Dessa forma, a consulta benefício INSS é muito mais indicada do que a correspondência que o órgão manda por Correios.

O INSS consulta permite que o contribuinte veja se há uma carta de concessão, ou seja, se a previdência social deu autorização para a aposentadoria ser concedida.


Com o INSS consulta, a pessoa também pode agir o mais rápido possível quando recebe uma negativa.

Consulta status de aposentadoria online

Consulta status de aposentadoria online

A consulta benefício INSS pode ser realizada de graça e de forma simples com no site Meu INSS (inclusive, na sua versão em aplicativo). A forma de fazer isso é a seguinte:

  • Acessando primeiro o Meu INSS pelo aplicativo ou no site aqui;
  • Procurando pelo botão “Entrar” e dando um clique nele;
  • Clicando na opção “Login”: quem ainda não se cadastrou no Meu INSS será direcionado ao primeiro cadastro;
  • Colocando os dados na página Gov.br, que será aberta em seguida, e criando uma senha;
  • De volta ao Meu INSS, procurando por “Consulta Carta de Concessão de Benefício”.

Essa Carta de Concessão de Benefício oferece ao cidadão brasileiro a confirmação de que a previdência autorizou a aposentadoria, além de mostrar os seus respectivos dados, incluindo valor.

Vale dizer que a Carta de Concessão de Benefícios lida na consulta INSS é exatamente a mesma que a previdência manda via Correios.

Pedido negado: o que fazer?

No INSS consulta, é claro que os contribuintes esperam encontrar a sua carta de concessão, mas isso não é garantido: às vezes, o pedido é negado por causa de vários problemas, como uma documentação que está faltando ou outra coisa que o contribuinte possa corrigir.

Quando o pedido de aposentadoria é negado, o cidadão tem de providenciar o seu novo pedido, ou seja, ele tem de entender a razão pela qual o INSS negou o benefício e “corrigi-la”.

Se ele tiver dúvidas, ele pode levar a correspondência de negativa ao posto do INSS e pedir explicações a qualquer atendente.

Providenciando os novos documentos que possam ser necessários, o contribuinte faz todo o processo de novo, pedindo seu benefício mais uma vez por meio do Meu INSS ou do telefone 135.

Os cidadãos que acham que as exigências da previdência estão muito complicadas podem tentar a consultoria de um advogado e os seus honorários, em casos assim, pode ser negociados apenas para depois que o benefício for autorizado.

É muito importante que o contribuinte que faz a consulta benefício INSS e descobre que a aposentadoria foi negada não desista dela.

Se houver sucessivas negativas e a pessoa tiver plena certeza de que tem direito, ela pode recorrer à Defensoria Pública.


Prazo para pagamento do benefício

Quando o cidadão tem a aposentadoria aprovada e confirma isso com o INSS consulta, ele tem de esperar o período de pagamento seguinte para fazer seu primeiro saque.

A Carta de Concessão de Benefício vai determinar se a pessoa receberá a aposentadoria no primeiro dia útil, terceiro dia útil, etc.

Às vezes, a previdência social faz a mudança no dia de pagamentos e, nesse caso, o beneficiário é comunicado no extrato do banco ou por uma nova correspondência.

É interessante lembrar que o cidadão costuma receber mais no primeiro mês de aposentadoria porque o INSS por causa de alguns adicionais.

Do segundo mês em diante, o beneficiário recebe o valor que a previdência indicou na Carta de Concessão, lembrando que, nos últimos meses do segundo semestre, existe o adicional de décimo terceiro.

A aposentadoria do brasileiro pode sofrer reajustes para mais em caso de o salário mínimo subir, mas nunca pode ser diminuída.

Consultar extrato de contribuições do INSS

Na consulta benefício INSS, muitos cidadãos ficam sabendo que a aposentadoria foi negada por falta de alguma contribuição.

Para essa situação não acontecer, o ideal é que o contribuinte saiba exatamente quanto já pagou ao ISS e essa informação é obtida por meio de um extrato no Meu INSS:

Para a segurança do contribuinte, é bom que ele imprima o Extrato Previdenciário (CNIS): com isso, ele poderá mostrar esse extrato a um advogado, se necessário, aos atendentes da previdência, etc.

Se o cidadão continuar contribuindo com o INSS depois de imprimir o CNIS, será preciso que ele imprima uma versão nova depois, preferencialmente antes de ele dar entrada em algum benefício.

O Meu INSS é completamente acessível ao cidadão, mas os postos de atendimento da previdência continuam podendo oferecer esse extrato.

Para informações sobre como pedi-lo, o contribuinte tem de comparecer ao posto mais próximo e apresentar seu PIS/PASEP/NIT, seu documento oficial de identidade com foto e os seus carnês de contribuição e/ou CTPS.