Como consultar meu extrato INSS

Conteúdo

Hoje em dia a internet possibilitou muitas coisas que, antigamente, só podiam ser resolvidas no tête-à-tête, isto é, pessoalmente.

Com o desenvolvimento da mesma, agora você já pode consultar os benefícios e vários serviços, como o extrato INSS, bem como consultar a situação do benefício.

E aí, vai ficar de fora dessa? Não cansou de enfrentar filas para ter acesso ao extrato INSS? Se sim, vem comigo e pare de perder seu tempo em filas e agências do INSS. 


Cadastro Meu INSS

Passo 1. Cadastro

Em primeiro lugar, realize o cadastro, clicando aqui . Só realizando o cadastro que você poderá ter acesso ao extrato INSS.

É importante lembrar que você também pode estar se cadastrar pelo aplicativo Meu INSS. Baixe em seu celular e por seguinte, siga os mesmos passos aqui ensinados para o formato online.

Passo 2. “Entrar”

Clique em “entrar” para realizar o cadastro e logo após clique em primeiro acesso. Em sequência você terá acesso ao requerimento de dados.

Passo 3. Dados

Tenha em mãos documentos que importantes, como CPF, RG e carteira de trabalho.

Por seguinte, preencha os dados requeridos e avance clicando em “próximo”.

Passo 4. Último vínculo 

O próximo passo consiste em perguntas referentes ao último vínculo empregatício. Como dito anteriormente, tenha a carteira de trabalho em mãos para lhe auxiliar na marcação das respostas. 

Caso você não preencha de acordo com o que está registrado no sistema, você terá problemas em acessar ou terminar de realizar seu cadastro. Avance clicando em próximo.

Passo 5. Código 

Anote o código que aparecerá, você utilizará para dar entrada no login. Depois de anotar, clique no ícone intitulado Meu INSS.

Passo 6. Entrar novamente

Você retornou a página inicial, certo? Agora é só clicar em entrar e preencher o login com seu CPF, bem como o código que lhe foi concedido. Preencha e clique em entrar para logar.

Passo 7. Mudar senha 

O passo seguinte consiste em alterar sua senha. O código anterior dado, foi só para garantir sua segurança.

A partir de agora, você deve escolher sua senha que contenha pelo menos 9 números e anotá-la, para que futuramente possa refazer o acesso quando precisar.

É importante lembrar que a senha não deve ser esquecida, já que o sistema não permite recuperar a senha. Em caso de perda, será necessário realizar novo cadastro.


Portanto, anote-a em um lugar que considere seguro. Pode ser no celular, por exemplo. 

Se não quiser, também pode enviar um email para si mesmo com as informações. Assim sendo, quando precisar, é só pesquisar pelo e-mail com o assunto que colocou, ou pelo próprio e-mail.

Por fim, agora já pode acessar o extrato do INSS e os outros benefícios que estão a sua disposição no app e/ou site.

Como consultar meu extrato INSS

Consulta extrato INSS

Depois de logado, isto é, feito o cadastro no app ou no site, na barra de pesquisas, você pode pesquisar por “extrato” para ver qual é o seu desejado.

Após selecioná-lo, indique seu CPF e de continuidade ao processo para fazer o extrato INSS.

É recomendável tanto para o conforto do usuário, bem como para as agências do INSS, que extrato seja feito em casa, pela internet. Isso porque o procedimento é simples e evita filas desnecessárias no local.

Consultar extrato de contribuições ao INSS

Para consultas de contribuição de pagamento ao INSS, o extrato também pode ser feito pela internet. Basta seguir o passo anterior, e procurar por “consultar extrato de contribuições ao INSS”.

No extrato INSS você poderá conferir os valores com detalhamento, o banco, bem como as datas de pagamento do benefício em questão.

Também é possível solicitar o extrato INSS por meio das agências bancárias da Caixa Econômica, procurando por “extrato previdenciário” e no Banco do Brasil, por “previdência social” através dos caixas eletrônicos.

Por fim, caso não consiga ou ainda tenha ficado com dúvidas, entre em contato com o seu gerente ou procure os atendimentos no banco.

Consultar situação de benefício concedido 

Aqui é para quem deseja visualizar o andamento de pedido de sua revisão junto ao INSS.

Importante dizer que essa etapa de revisão, só informará em que situação o processo se encontra, ou seja, se está finalizado ou se está em andamento. 

Para consultar a situação do benefício concedido clique neste link.

Logo após, você terá que inserir o número do benefício, bem como sua data de nascimento, seu nome e CPF. 

Extrato INSS do Imposto de Renda

Este serviço, como o nome diz, permite fazer um extrato INSS do IR para fazer sua declaração enquanto pessoa física.

Do mesmo modo, o serviço pode ser realizado pela internet, evitando seu incômodo e garantindo fácil acesso às informações.

Assim sendo, para realizar o extrato INSS do imposto de renda, siga os passos por seguinte:

Link para login

  1. Logue na sua conta do Meu INSS
  2. Procure e clique na opção “extrato para imposto de renda” 
  3. Aperte em “emitir documento”

Se você decidir por fazer o serviço nas agências do INSS, siga então por seguinte os passos:

  1. Acesse o Meu INSS e escolha a opção “continuar sem login”
  2. Informe os dados requerentes e avance 
  3. Clique em “novo requerimento” 
  4. Na barra de pesquisa, digite “extrato de imposto de renda” 
  5. Por fim, agende data e hora, bem como local de atendimento e não esqueça de comparecer à agência selecionada com a documentação necessária 

Os documentos são: 

  • Representação legal
  • Documento com foto
  • CPF 
  • Igualmente os documentos para o interessado

Calendário de pagamentos INSS

Por fim, se você é um dos beneficiados do INSS, você já pode conferir as datas do calendário de pagamento do INSS do ano de 2019.

No geral, a sequência segue, basicamente, a mesma dos anos passados. Em sequência, a tabela com data para conferir e ficar atento aos pagamentos. 

Calendário de pagamentos INSS

Gostou de ler sobre os benefícios de acessar extratos INSS online? Clique aqui para conferir outros conteúdos relacionados.