900 milhões de litros de água por dia

900 milhões de litros de água por dia
5 (100%) 8 votos

Você já parou para fazer um comparativo entre as suas contas de água dos últimos anos? Parou para ver se o seu consumo diminuiu, aumentou o continua o mesmo?

Tentei fazer esse exercício e fiquei surpreso de como os valores e consumo das minhas contas de água da Sabesp aumentaram nos últimos 2 anos.

Você pode fazer esse controle de duas formas:

  1. Pode pegar sua pastinha onde você guarda suas contas (se você não guarda, dizem por aí que você deveria guardar suas contas pelo menos por cinco anos); e conferir todas elas, uma a uma.
  2. Ou você pode acessar o site da empresa e emitir a segunda via sabesp, álias, emitir todas as últimas contas possíveis, quanto mais contas, maior o comparativo que você conseguirá fazer.

Após emitir a sabesp 2 via de conta você poderá traçar um paralelo sobre o seu consumo nos últimos anos. Isso é importante porque as chuvas estão cada vez mais escassas e teremos cada vez mais problemas com a falta de água no Brasil nos próximos anos.

Você já parou para pensar qual o futuro que você quer deixar para seus filhos e netos quando o assunto é meio ambiente.

900 milhões de litros de água por dia

Será que a gente consome muita água? De acordo com a Organização das Nações Unidas, o ser humano precisa de 110 litros de água por dia. No Brasil, a média do consumo está bem acima disso:

São 166 litros por pessoa diariamente. Aqui no Estado de São Paulo, esse número é ainda maior: são quase 188 litros por dia.

É essa diferença, entre o recomendado pela ONU e o consumido que nós podemos reduzir. Pode parecer uma quantia pequena, 78 litros de água, né?

Mas, se a gente considera a população da cidade de São Paulo, o volume é muito alto de litros de água. Isso daria pra encher 375 piscinas olímpicas num único dia!

É muita coisa, né?! Por isso, vai uma dica pra economizar água em casa. Cada minuto de banho reduzido vai representar uma economia de quase 10 litros de água.

Se você reduzir o tempo do banho em 5 minutos, serão 48 litros. Pensando em alguém que tome dois banhos por dia,
a economia chega a quase 2.900 litros de água num mês!

E isso só na hora do banho. Vamos fechar esse chuveiro, galera!

Outras maneiras de economizar água

Existem várias formas nas quais você pode economizar água. Você pode fechar o chuveiro durante o banho, fechar a torneira da pia onde está lavando louça, pode juntar água da máquina para utilizá-la para lavar o quintal e pode diminuir a quantidade de vezes que você lava roupa por semana.

Você pode também pensar em formas de reutilizar a água que consome diariamente, como por exemplo, lavar o quintal com baldes e passar pano ao invés de utilizar a mangueira.

Essas são formas legais de manter sua conta de água em dia. Outro exercício muito bom é esse de emitir a 2 via de conta sabesp rgi e fazer os comparativos que eu citei nos parágrafos acima.

Fazer com que sua família saiba o custo da conta de água no seu bolso e o impacto que esse consumo causa no meio ambiente pode ajudar muito para que eles colaborem com a economia.

 

 

Deixe uma Resposta